Os agentes comunitários de saúde e de endemias que atuam em Penedo paralisaram as atividades nesta quinta-feira, 12, em protesto pela falta de reajuste salarial nos dois últimos anos. Os servidores realizaram passeata de advertência pelas principais ruas da cidade, parando na Praça Barão de Penedo, em frente à prefeitura. Além da recomposição salarial, os agentes reivindicam melhores condições de trabalho, como equipamentos de proteção individual.
A decisão dos agentes de paralisar as atividades em Penedo foi tomada em assembléia geral realizada na última sexta-feira, 06. Outra questão que também ficou decidida na reunião da classe foi a adoção de outra paralisação por 72 horas em caso do não atendimento das solicitações. A categoria estaria disposta inclusive a realizar greve por tempo indeterminado se os problemas persistirem.
Secretaria divulga nota oficial
Em nota oficial, a secretária de saúde Geonice Peixoto informa que o processo licitatório para aquisição do fardamentos e do material de trabalho dos agentes de saúde e de endemias já teve início e que é preciso aguardar o procedimento normal para que eles possam ser adquiridos. A secretária contou também que as demais reivindicações da categoria serão analisadas e tudo aquilo que for possível será feito.
Ainda de acordo com a secretária, o reajuste não foi concedido aos agentes de saúde e de endemias porque a folha de pagamento do município de Penedo encontra-se no limite e a Lei de Responsabilidade Fiscal não permite que esse limite seja ultrapassado. Por outro lado, os servidores alegam que a prefeitura tem feito contratações para cargos comissionados.
Paralisação foi assunto na Câmara de Vereadores
A paralisação dos agentes e a insatisfação das demais categorias do funcionalismo público municipal dominou a pauta da sessão da Câmara de Vereadores de Penedo desta quinta-feira, 12. Os representantes do legislativo penedense ouviram as reivindicações dos agentes, sendo favoráveis à manifestação que ocorreu de forma ordeira e pacífica na cidade ribeirinha.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo (Sindspem), Francisco Sousa Guerra, essa decisão de paralisar as atividades foram tomadas exclusivamente pela agentes, no entanto, nos dias 17, 18 e 19 de maio, as demais categorias municipais realizarão assembléia para decidir como vão cobrar da administração municipal melhoria salarial e melhores condições de trabalho.