×

Sergipe

Agentes de endemias realizam ações de controle da Leishmaniose

Durante toda esta semana, o Programa Municipal de Controle da Leishmaniose, que faz parte do Centro de Controle de Zoonose de Aracaju, vem realizando diversas ações para combater e controlar a leishmaniose na capital. Na última segunda-feira, 18, os agentes realizaram visitas domiciliares coletando sangue canino para realização de exames. Já nesta terça-feira, 19, ocorreram visitas domiciliares para realização de controle químico, através de borrifação.

Para o supervisor de campo do Programa de Controle da Leishmaniose, Wilson Oliveira, a ação faz parte do cronograma das atividades dos agentes e tem o objetivo de controlar o número de cães que são infectados. “A doença é transmitida ao homem através dos animais, que são infectados pelo mosquito flebótomo, que é conhecido popularmente como mosquito de palha. Sempre estamos realizando borrifação do inseticida que elimina os focos do mosquito e também coletando sangue dos animais para realizar os exames”, disse o supervisor.

Em todas ações, os agentes de endemias orientam aos donos dos cães para que eles vacinem seus animais contra a raiva e levem ao veterinário ou ao Centro de Controle de Zoonose para receber os cuidados necessários. Em caso de suspeita da doença, pode ligar para o número: 3179-3528 ou 3179-3565.