O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Alagoas está remarcando o atendimento de mais de 380 segurados que estavam com perícia médica agendada para a próxima sexta-feira (20/11), nas Agências da Previdência Social (APS) Jatiúca, Monte Máquinas, Ary Pitombo, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar e Viçosa. Isso porque, conforme a Lei Estadual Nº 5.724, de 01/08/1995, comemora-se o Dia da Consciência Negra, uma homenagem aos 314 anos da morte de Zumbi dos Palmares, o líder da resistência contra a escravidão.
Para não prejudicar o atendimento, devido ao feriado estadual, o INSS está comunicando, por telefone, uma nova data para a realização da perícia médica. Mas os segurados que necessitarem de mais informações ou não forem contactados, podem ligar para a Central 135 para remarcar a perícia ou esclarecer sobre o dia do seu atendimento.
Homenagem
O descendente de guerreiros angolanos, Zumbi dos Palmares, nasceu em 1655, sendo capturado ainda garoto por soldados portugueses que o entregaram ao padre Antonio Melo, em Porto Calvo. Zumbi foi batizado de Francisco, e durante a infância, foi educado em português e latim. Com 15 anos, Zumbi fugiu e voltou para o quilombo, onde se tornou um dos líderes mais famosos de Palmares. O nome “Zumbi” significa a força do espírito presente, talvez por isso, ele foi o último chefe do Quilombo dos Palmares, na luta contra a escravidão. Foi capturado e morto em 1695, no período do Brasil Colonial, teve seu corpo esquartejado e sua cabeça exposta em praça pública na cidade de Olinda, em Pernambuco.
Essa data é, portanto, o momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Durante a história, os negros africanos contribuíram com ideologias políticas e sociais, dando cores e sabores aos pratos brasileiros, além de compor o cenário religioso do país.