O Capitão-Tenente Alexandre Nascimento Santos, Oficial da Marinha que assumiu o Comando da Agência Fluvial de Penedo há dois meses, informou o resultado do trabalho da agência no período de carnaval deste ano.
O Capitão Alexandre Nascimento destacou que os marinheiros sob sua responsabilidade inspecionaram as embarcações que realizaram a travessia Penedo/Neópolis/Penedo, exigindo os documentos legais, o cumprimento da lotação e a existência de material de salvaguarda da vida dos passageiros e tripulantes.
O oficial declarou que todos os militares participaram da operação montada para o carnaval, com fiscalização nos dois portos.
“Iniciamos as Inspeções Navais no período de carnaval, pela primeira vez em nossa história, nas duas margens do Rio São Francisco, Penedo (AL) e Neópolis (SE), através de equipes que se revezavam durante as noites e madrugadas, a partir das 21 horas e 30 minutos, finalizando às 05 horas da manhã do dia posterior. Foram dezenas de abordagens e notificações emitidas, cujo trabalho rendeu à Agência Fluvial de Penedo, inúmeros elogios por parte da população”, declarou o Capitão Alexandre Nascimento.
Sobre o incidente registrado em uma das lanchas, ocorrido no domingo de carnaval, o oficial informou que a questão da briga envolvendo passageiros não é de responsabilidade da Marinha, mas da Segurança Pública, entretanto afirmou que a embarcação em questão atracou no Porto de Penedo conduzindo 122 passageiros, quantidade permitida na documentação da lancha.
Evitar superlotação
Além disso, divulgou que ela apresentava o número de coletes adequado, de acordo com a lotação: “Estivemos presentes durante todos os dias do carnaval, a fim de garantir que não houvesse super lotação. Estamos convictos de que o trabalho de nossos militares foi realizado com excelência. Estaremos produzindo relatório interno para continuar processo de aprimoramento implementado por esta Agência”.
Para o carnaval de 2012, o agente garante que continuará reforçando a fiscalização, com a finalidade de continuar proporcionando às populações penedense e neopolitana uma navegação segura.