A Sala do Empreendedor de Santana do Ipanema, inaugurada na semana passada, passa a ser mais um espaço para o atendimento aos micro e pequenos empreendedores interessados em informações sobre o crédito e na formalização de suas atividades. O espaço é fruto de um convênio entre a instituição financeira e a prefeitura de Santana do Ipanema e conta com a parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AL) .
Na ocasião, a prefeita do município, Renilde Bulhões, enfatizou a parceria com a agência de fomento, informando que este é mais um passo para o desenvolvimento do município, que passa a contar com serviços importantes para fortalecer o empreendedorismo local. A sala funciona no Centro de Artesanato.
O diretor de Desenvolvimento e Projetos da Agência, Fábio Leão, disse que a meta da agência é disponibilizar as linhas de crédito produtivo para todas as regiões do Estado. Para isto, vem se articulando com o Sebrae/AL, prefeituras, Federação do Comércio, Associações e Cooperativas, com o objetivo de expandir os serviços da agência.
O programa Parceiros Estratégicos é feito por meio de um convênio entre as prefeituras e a agência de fomento, que poderá ceder, em regime de comodato, o equipamento de informática para a realização do atendimento ao público. Segundo o diretor, o objetivo da instituição financeira não é construir agências em cada cidade do interior, e sim fortalecer parcerias para expandir o crédito e torná-lo mais acessível, sem que o interessado precise sair de sua localidade para tomar o empréstimo.
A principal linha operada para o público de micro e pequenos empreendedores é a linha Crédito Competitivo, com limite de até R$ 50 mil, para investimento fixo e capital de giro, com prazo de pagamento de até 24 meses e juros de 2,6% para os contratos feitos por meio dos programas de parceria. A partir de um formulário preenchido pelo interessado em um dos pontos de atendimento, os analistas de crédito da agência realizam a visita ao empreendimento e orientam sobre o plano de negócios.
Após a aprovação do crédito, os agentes realizam visitas de acompanhamento com o objetivo de avaliar e orientar a respeito do que foi proposto no plano de negócios. “A meta da agência não é apenas liberar o crédito, mas fazer com que o negócio vá para frente e o cliente possa gerar mais emprego e renda em sua cidade, contribuindo dessa forma para o dinamismo da economia local”, acrescentou o diretor.
O gerente de projetos, Thiago Pires, disse que os contratos feitos com as prefeituras têm sido positivos no sentido de viabilizar as parcerias para a ampliação dos pontos de atendimento. Além da linha Crédito Competitivo, a Agência de Fomento dispõe de linhas direcionadas aos Arranjos Produtivos Locais (APLs); às cooperativas de crédito; a linha de Compras Governamentais, para atender micro e pequenas empresas que ganharam licitação pública do Estado e a Linha direcionada ao trabalhador que esteja cadastrado na Casa do Trabalhador da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação.
Outro canal de atendimento vem sendo realizado com clientes mobilizados pelos consultores do SOS Empresas, do Sebrae, com o objetivo de atender o empreendedor das cidades que foram atingidas pela enchente do ano passado. Os agentes de crédito também realizam contato com associações e grupos de empreendedores que queiram conhecer a metodologia de crédito e também pode agendar visitas por meio do e-mail atendimento@afal.com.br.
Sala do Empreendedor
A Sala do Empreendedor, que vem sendo inaugurada nos municípios que aderiram a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (LGM), visa facilitar a abertura de micro e pequenas empresas e estimular empreendedores individuais a entrar no mercado formal. O objetivo é oferecer orientação empresarial para a abertura de empreendimentos individuais, com faturamento anual de até R$ 36 mil, dando agilidade à inserção dos micro e pequenos empresários no mercado.
De acordo com a gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Alagoas, Izabel Vasconcelos,dos 102 municípios alagoanos, 78 têm a lei aprovada, e em 39 deles já estão sendo trabalhadas ações de implementação da sala pelo Sebrae Alagoas e prefeituras. “Com a abertura em Santa do Ipanema, serão ao todo, 21 municípios alagoanos com a Sala do Empreendedor”, afirma a gerente.
As outras cidades que já têm o espaço são Branquinha, Cajueiro, Coruripe, Feliz Deserto, Jequiá da Praia, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, Marechal Deodoro, Maribondo, Minador do Negrão, Olho D’Água das Flores, Ouro Branco, Paulo Jacinto, Roteiro, Teotônio Vilela, União dos Palmares, Viçosa, Taquarana, Girau do Ponciano e Anadia.