A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) confirmou hoje (20) que o Irã suspendeu o enriquecimento de urânio depois de Teerã ter anunciado a parada dos reatores nucleares.
O chefe dos negociadores iranianos, Ali Akbar Salehi, citado pela agência oficial Irna, anunciou a “suspensão voluntária da produção de urânio enriquecido a 20%” a partir das 8h30 de hoje.
O Irã deixou de produzir urânio enriquecido nas centrais de Natanz e Fordow. O equipamento utilizado para a produção do combustível nuclear não está funcionando, de acordo com fontes diplomáticas do organismo da ONU, sediado em Viena.
De acordo com relatório da Aiea, o Irã começou a “diluir hexafluoruro de urânio enriquecido a 20% de urânio 235”, o que significa uma redução das reservas desse combustível.
Os ensaios nucleares nos reatores de Natanz e Arak foram suspensos, segundo as mesmas fontes, que confirmam que o Irã cumpre assim o acordo firmado em novembro do ano passado em Genebra. O acordo estabelece a aplicação de uma série de medidas relacionadas à produção de urânio enriquecido em troca do fim de sanções contra o país.