Na próxima segunda-feira (7), a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) comemora seu 10º aniversário. A data marca a assinatura da Lei nº 9883/99, que criou o Sistema Brasileiro de Inteligência e instituiu a Abin como órgão central para a troca de informações de inteligência no âmbito federal.
No início, a Abin contava com cerca de mil servidores egressos de órgãos de inteligência. Hoje, são quase dois mil profissionais – a maioria selecionada por concursos. Este ano, 190 servidores já foram admitidos via concurso.
Em 2009, a Agência destinou cerca de R$ 40 milhões à Inteligência brasileira. Para o próximo ano, o Projeto de Lei Orçamentária Anual prevê um orçamento de R$ 52 milhões.
A estrutura da Abin se expandiu e atualmente todos os 26 estados contam com superintendências estaduais – até 2004, eram apenas 12. Além das sedes nos estados, a Agência conta com subunidades em cidades no interior do país.
80 anos da Inteligência Brasileira – Mesmo com os 10 anos de existência da Abin, a atividade de Inteligência de Estado no Brasil comemorou 80 anos em 2007. O primeiro órgão de Inteligência de Estado a atuar no País foi instituído no governo do presidente Washington Luís, em 1927.
