Em Penedo, vítima foi socorrida com vida
Neste domingo, 11 de dezembro, dois afogamentos foram registrados na região Sul de Alagoas. Os casos ocorreram praticamente ao mesmo tempo nos municípios de Penedo e Coruripe.
Na Praia da Lagoa do Pau, em Coruripe, José Cícero Simplício da Silva, 53 anos, mergulhou no mar e acabou sendo arrastado pela correnteza. Pouco tempo depois a vítima foi encontrada por populares e retirada da água.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionada para o local, mas a vítima já estava em óbito.
O outro caso ocorreu na Prainha de Penedo. Um homem também de identidade não revelada estava se banhando no local quando acabou se afogando. Por sorte, populares perceberam sua aflição e conseguiram agir.
O mesmo foi socorrido pelo aeromédico (UTI Aérea) do SAMU e encaminhado para um hospital da capital alagoana. Ainda não foram divulgadas informações sobre seu estado de saúde.
Alerta
Para o Corpo de Bombeiros, a imprudência dos banhistas ainda é a maior causa desse tipo de acidente. O órgão lembra que embora o afogamento pareça ser simplesmente a falta de habilidade de nadar, as estatísticas apontam que também acontece com pessoas que sabem. Sendo assim, o primeiro item para prevenir o risco é saber escolher um local que tenha a presença de guarda-vidas ou bombeiros. Além disso, não entrar em águas poluídas ou locais que tenha aviso de perigo, respeitando as placas de advertência no local.
Algumas mudanças de comportamento podem evitar o incidente, entre elas: não nadar sozinho, evitar ingerir bebida alcoólica ao entrar na água, ficar perto da margem, não saltar de locais elevados e não fazer brincadeiras de mau gosto.
No caso de afogamento, se possível lançar um galho, uma boia, uma corda ou outro objeto para que a pessoa flutue. E após a retirada manter a pessoa aquecida, sentada se estiver consciente, ou deitada se estiver inconsciente até a chegada dos bombeiros.
