×

Alagoas

Afogamentos são registrados em Penedo e em Coruripe durante o final de semana

Em Penedo, vítima foi socorrida com vida

Neste domingo, 11 de dezembro, dois afogamentos foram registrados na região Sul de Alagoas. Os casos ocorreram praticamente ao mesmo tempo nos municípios de Penedo e Coruripe.

Na Praia da Lagoa do Pau, em Coruripe, José Cícero Simplício da Silva, 53 anos, mergulhou no mar e acabou sendo arrastado pela correnteza. Pouco tempo depois a vítima foi encontrada por populares e retirada da água.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionada para o local, mas a vítima já estava em óbito.

O outro caso ocorreu na Prainha de Penedo. Um homem também de identidade não revelada estava se banhando no local quando acabou se afogando. Por sorte, populares perceberam sua aflição e conseguiram agir.

O mesmo foi socorrido pelo aeromédico (UTI Aérea) do SAMU e encaminhado para um hospital da capital alagoana. Ainda não foram divulgadas informações sobre seu estado de saúde.

Alerta

Para o Corpo de Bombeiros, a imprudência dos banhistas ainda é a maior causa desse tipo de acidente. O órgão lembra que embora o afogamento pareça ser simplesmente a falta de habilidade de nadar, as estatísticas apontam que também acontece com pessoas que sabem. Sendo assim, o primeiro item para prevenir o risco é saber escolher um local que tenha a presença de guarda-vidas ou bombeiros. Além disso, não entrar em águas poluídas ou locais que tenha aviso de perigo, respeitando as placas de advertência no local.

Algumas mudanças de comportamento podem evitar o incidente, entre elas: não nadar sozinho, evitar ingerir bebida alcoólica ao entrar na água, ficar perto da margem, não saltar de locais elevados e não fazer brincadeiras de mau gosto.

No caso de afogamento, se possível lançar um galho, uma boia, uma corda ou outro objeto para que a pessoa flutue. E após a retirada manter a pessoa aquecida, sentada se estiver consciente, ou deitada se estiver inconsciente até a chegada dos bombeiros.