Termina nesta segunda-feira, 26, o prazo para entrega das propostas de instituições de microcrédito que atuam no Estado de Alagoas. As selecionadas vão receber apoio financeiro na ordem de R$ 7 milhões, destinados ao financiamento de pequenos e microempresários.
Segundo a coordenadora de Microfinanças da Afal, Catalina Velásquez, podem participar da seleção, Organizações de Direito sem fins lucrativos (ONGs), qualificadas na Oscip (Organização de Sociedade Civil de Interesse Público), na finalidade creditícia, bem como as cooperativas de crédito com público de micros e pequenos empreendedores urbanos, e de produtores da agricultura familiar e de economia solidária.
“Os recursos a serem aplicados nas instituições selecionadas são originários do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), aprovado pelo Conselho Consultivo do Fecoep e inserido na Lei do Orçamento anual de 2010 do Estado de Alagoas”, explicou o diretor de Desenvolvimento e Projetos da AFAL, Fábio Leão.
De acordo com Leão, a intenção da Afal é expandir os trabalhos das operadoras que atuam no ramo do crédito em todo o Estado, de modo que elas possam atender as comunidades de baixo IDH e sem acesso ao sistema financeiro formal.
O programa é voltado para empreendedores que têm como principal vantagem juros mais baixos dos que os oferecidos pelo mercado – em torno de 0,5% – para investir e adquirir capital de giro.
As instituições passam a ser parceiras da Afal e os recursos serão destinados a formação de funding (recursos para capitalização das agências), e também para o desenvolvimento institucional (PDI), que visa fomentar o setor administrativo das instituições de microcrédito.
De acordo com a chamada pública entende-se como microcrédito a modalidade de crédito dirigida ao público dos micros e pequenos empreendimentos formais e informais, nos moldes do Microcrédito Produtivo Orientado, previsto pela Lei Federal no 11.110, de 25 de abril de 2005.
O Edital de Seleção de Propostas de Apoio a Instituições de Microcrédito no Estado de Alagoas pode ser retirado diretamente na sede da Afal, situada na rua Melo Moraes, nº 272, centro, ou acessando o portal www.afal.com.br, no link Editais e Resultados.