A histórica cidade de Penedo inicia o ano de 2012 com uma boa notícia para seus moradores e o gestor Israel Saldanha (DEM). De acordo documento datado do dia 16 de dezembro de 2011, os recursos na ordem de R$ 3.920,000, 00 (Três milhões e novecentos e vinte mil reais) foram reempenhados para serem investidos no Aeroporto Freitas Melro, que terá sua pista de pouso e decolagem ampliada tanto no cumprimento quanto na largura, receberá iluminação noturna e proteção.
O recurso foi perdido no início de 2010 pelo não cumprimento de um item indispensável para a reforma e ampliação do campo de pouso, sendo a desocupação do entorno da pista, cercada por currais, roças de mandioca, de milho e até um canavial. A notícia da perda dos recursos deixou o município sem a perspectiva de alavancar o turismo com a oferta de vôos semanais que pudessem atender aos turistas e também empresários que visam investir na região, principalmente com a chegada do estaleiro Eisa, em Coruripe.
Famílias desocuparam área em 2011
As famílias que cultivavam diversas culturas agrícolas nas terras do aeroporto foram retiradas este ano com o uso da força policial, e a partir de então o recurso foi novamente programado para o reempenho no dia 25 de novembro dentro do projeto aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que aumentará a pista em 1.500 metros por 30 de largura, além dos outros investimentos.
De acordo com o engenheiro Ronaldo Lopes que acompanhou todo o procedimento de reempenho do recurso, o estado de Alagoas também já empenhou a contrapartida no valor de 692.000,00 (Seiscentos e noventa e dois mil reais). A notícia de que o Aeroporto Freitas Mero terá os investimentos que deve alavancar o turismo em toda região do Baixo São Francisco, foi dada por Ronaldo Lopes durante entrevista concedida à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) na última quinta-feira, 29 de dezembro.
“Infelizmente esse recurso tinha sido perdido em janeiro de 2010 quando a administração municipal não cumpriu com sua obrigação de desocupar as terras que estavam sendo cultivadas por moradores que terminaram se estabelecendo na área do aerorpoto, alguns deles residindo no local por mais de 10 anos. Agora com o reempenho do recurso que garantirá a recuperação e melhoria do aeroporto, temos a perspectiva de que Penedo deve alavancar o turismo num futuro próximo”, declarou Lopes.
O anseio pela volta do recurso para Penedo era acompanhado pela portaria de número 700 do Ministério da Defesa que relaciona o aeroporto Freitas Melro entre os selecionados a receber investimentos dentro do projeto aprovado no setor de engenharia do Comar (Comando Aéreo Regional, representação do Ministério da Defesa situada em Recife).