×

Alagoas

Aeroporto de Maragogi pode comportar terminal de cargas

Marco Fireman em reunião sobre implantação do aeroporto de Maragogi

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) está revisando o projeto de implantação do aeroporto de Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas, buscando ampliar as oportunidades do novo empreendimento. Entre as principais novidades estudadas, está a inserção de um terminal de cargas aéreas no aeroporto, informou o secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, nesta sexta-feira (19).

O secretário explica que é necessário planejar o empreendimento para que ele seja sustentável e indutor de desenvolvimento para o Estado, possibilitando incrementos para a região turística e geração de emprego e renda para a população.

“Aeroporto não é somente pista de pouso e precisa ser sustentável. Um terminal de cargas atrai investimentos, especialmente naquela região, tão próxima do Porto de Suape, em Pernambuco. Na maioria dos aeroportos brasileiros, o terminal de cargas é o setor mais rentável do empreendimento”, esclarece Marco Fireman.

“Além disso, teremos a Copa do Mundo no Brasil em 2014, com Recife sendo uma das sedes oficiais. Há, inclusive, a possibilidade de que algumas seleções fiquem hospedadas no Litoral Norte de Alagoas. Precisamos pensar nisso para ampliar as oportunidades do aeroporto de Maragogi”, complementou o secretário.

O prefeito de Maragogi, Marcos Madeira, também ressaltou a importância do novo aeroporto para o turismo na região da Costa dos Corais. “O aeroporto terá pistas adequadas para ser o portão de entrada dos voos charters internacionais, com voos de fretamento direto com pacotes fechados”, comemora o prefeito.

O aeroporto

O aeroporto de Maragogi ficará inserido no importante polo turístico da Costa dos Corais, às margens do Rio Persinunga, no Litoral Norte de Alagoas. A pista de pouso está sendo planejada para atender à demanda doméstica e voos internacionais, intensificando o turismo de lazer e de negócios em Alagoas.

Além do terminal de cargas, estão sendo estudadas para o aeroporto um terminal de passageiros, áreas para hangares, área para futura expansão comercial, um heliponto e um cinturão verde, preservando espécies vegetais e animais nativas. Todo o projeto inclui audiências públicas e passa pelo acompanhamento do Instituto de Meio Ambiente de Alagoas.

Terminal de cargas

O terminal de carga aérea é a instalação onde as cargas são preparadas para acesso ao transporte aéreo ou para o recebimento em terra. No terminal as cargas também podem ser armazenadas, classificadas e documentadas. No Brasil, o mercado de cargas atrai muitos investimentos, já que o País não dispõe de um serviço ferroviário nem de ligações fluviais satisfatórias para o transporte de mercadorias.

Nesta quinta-feira (18), o secretário Marco Fireman discutiu o assunto com o prefeito Marcos Madeira e o secretário-adjunto de Obras, Transporte e Logística da Seinfra, Manoel Messias Costa. Também participaram da reunião o deputado estadual Marquinhos Madeira e o vereador Berg Holanda.