×

Maceió

Advogados e entidades aderem à campanha de doação de computadores

A campanha de coleta de equipamentos de informática e eletroeletrônicos quebrados ou obsoletos, lançada pela Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) no mês passado, vem sendo bem acolhida por advogados, entidades e órgãos públicos.

Somente nas duas primeiras semanas de campanha, foram doados 50 monitores, 12 CPU’s, dois nobreaks, uma impressora e três copiadoras, que serão recuperados e doados à cooperativas de baixa renda. O material foi encaminhado para a Cooperativa de Trabalho dos Profissionais em Informática e Telecomunicações (Macrocoop), que junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Alagoas (Sescoop/AL), é responsável por um projeto inclusão digital de cooperativas de baixa renda.

De acordo com o diretor da Macrocop, Ednildo da Silva, os equipamentos doados à OAB/AL foram descaracterizados e já passaram pelo processo de reciclagem para serem reutilizados. Ednildo da Silva disse ainda que os primeiros computadores montados serão doados à Cooperativa dos Produtores de Laranja Lima (Cooplal), do município de Santana do Mundaú.

A coordenadora do Sescoop, Marivá Pereira, disse que além de beneficiar as cooperativas de baixa renda contribuindo com a inclusão digital, a parceria com a OAB/AL ajuda na proteção do meio ambiente.

DOADORES – Sem saber que destino daria a duas CPU´s e dois monitores que estavam em desuso em seu escritório, o advogado João Onuki foi à sede da OAB/AL um dia após a divulgação da campanha e fez a doação dos equipamentos de informática. “A iniciativa da OAB de Alagoas está servindo como um grande canal entre a entidade e os advogados alagoanos contribuindo para a promoção de uma consciência ambiental na classe advocatícia”, ressaltou João Onuki, que foi o primeiro advogado a fazer a doação.

A campanha de coleta promovida pela OAB/AL não está atingindo apenas os advogados, mas também instituições de ensino como a Faculdade de Maceió (Fama), e até instituições públicas como a Polícia Militar de Alagoas.

A partir da parceria firmada, a OAB/AL recebe equipamentos eletroeletrônicos e de informática, funcionando como um ponto de coleta, e, semanalmente, encaminha o material coletado para a Macrocoop, que faz a descaracterização e reciclagem dos produtos descartados.

Depois da fase de descaracterização e reciclagem, os novos equipamentos de informática serão doados entre as cooperativas associadas à OCB/AL – Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado de Alagoas, com o objetivo de contribuir para a inclusão digital.

Interessados em fazer novas doações podem entrar em contato com a OAB/AL pelos telefones 2121 3207 ou 2121 3211.