×

Alagoas

Advogado alagoano pode tornar-se ministro do TST

O advogado alagoano Adriano Costa Avelino está na lista tríplice que será encaminhada pelo presidente do Tribunal Superior do trabalho (TST), ministro Milton de Moura França, ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a quem caberá escolher o novo ministro do TST. Além dele, integram a lista os advogados Luís Carlos Moro (São Paulo) e Delaíde Alves Miranda Arantes (Goiás).

O escolhido ocupará a vaga aberta em função da aposentadoria do ministro José Simpliciano Fontes de Faria Fernandes. A eleição , com votação secreta e participação de 26 ministros, foi realizada no início da tarde desta quinta-feira (14/10) pelo Tribunal Pleno em sessão especialmente convocada para essa finalidade.

Em agosto, Adriano Avelino foi incluído pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil na lista sêxtupla para preechimento da vaga de ministro TST destinada à advocacia pelo Quinto Constitucional.

Vinte e um advogados se inscreveram para concorrer à indicação para compor a lista da OAB. Avelino foi o 4º da lista, também composta pelos advogados André de Carvalho Pagnoncelli (Mato Grosso do Sul); Othoniel Furtado Gueiros Neto (Pernambuco) e Luiz Gomes (Rio Grande do Norte)

Após a escolha do nome do candidato final à vaga pelo presidente da República, este ainda será encaminhado ao Senado Federal para sabatina e, se aprovado, nomeado ministro do TST.
Para o presidente da OAB/AL, Omar Coêlho, a manutenção de Adriano Avelino na lista é muito importante para o Estado, já que Alagoas nunca teve um ministro integrando a instância máxima da Justiça do Trabalho.

Advogado militante inscrito na OAB/AL desde o ano de 1994, Adriano Avelino tem 37 anos. É graduado em Direito pela Faculdade de Direito do Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC) e possui Especialização em Direito Privado e atua como professor de Direito Coletivo do Trabalho na Faculdade de Maceió (FAMA). Desempenhou diversas funções na OAB/AL, entre elas a de Ouvidor Geral, no ano de 2009.