×

Maceió

Adolescentes são capacitados para o mercado de trabalho

Cerca de 30 adolescentes que participam ou já fizeram parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social(Cras) Fernão Velho iniciaram, nesta quarta-feira(21), uma série de oficinas de criatividade voltadas para o mercado de trabalho. As atividades fazem parte das ações do programa Acessuas Trabalho, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) em parceria com o Centro de Integração Empresa- Escola (CIEE).

A primeira oficina abordou o tema Identidade e Trabalho e foi ministrada pela assistente social do CIEE, Juliana Barros. “Falamos a respeito de identidade, de origem e sonhos. Também mostramos para os adolescentes o que é trabalho, descobrindo o que isso significa para eles no momento. Buscamos refletir sobre sonhos de cada um, para ver o que eles realmente querem para o futuro e o que estão fazendo para conseguir alcançar seus objetivos. Queremos fazê-los conhecer o mundo trabalho e conhecer seus sonhos para que possam buscá-los”, explicou.

Segundo a técnica de referência do Acessuas Trabalho, Emi Oliveira, essa primeira turma é experimental e teve uma grande adesão de jovens do bairro de Fernão Velho. “É uma excelente oportunidade para a inclusão desses adolescentes no mercado de trabalho. Além de participar das oficinas, eles serão incluídos no banco de dados do CIIE e terão prioridade nos encaminhamentos, além de receber certificados de participação”, disse.

Ao todo, serão realizadas quatro oficinas abordando etapas do processo seletivo, currículo, entrevista, postura profissional e imagem pessoal. Os jovens também terão acesso a cursos online gratuitos e orientações sobre o mercado de trabalho no site do CIEE.

Para coordenadora do Cras Fernão Velho, Adriane Isabel, as oficinas dão uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional para os adolescentes. “É uma grande oportunidade para esses jovens se qualificarem e se prepararem para o mercado de trabalho”, ressaltou.

O Programa Acessuas Trabalho busca a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração no mercado de trabalho. O programa também busca articulação com outras políticas públicas, fazendo encaminhamentos e acompanhando pessoas em situação de vulnerabilidadeou risco social para que tenham acesso a oportunidades de emprego.