×

Maceió

Adolescentes do programa Liberdade Assistida vão ao cinema

O programa Liberdade Assistida, ação da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) responsável pelas atividades de socioeducação dirigidas aos adolescentes em conflito com a lei, levou 40 meninos e meninas a uma sessão de cinema especial. Parte dos 220 jovens assistidos pela Semas, inseridos nas atividades de reinserção social, estiveram na unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc), no Centro de Maceió, onde foi exibido o filme.

A promoção à qualidade de vida e o trabalho, que tem como foco o fortaqlecimento dos vínculos afetivos e familiares dos jovens, junto com a permanência deles longe de situações vulneráveis, é desenvolvida na sede do Liberdade Assistida, por meio de três projetos que trabalham valores e atividades distintas. O “Liberdade em Ação” foca nos trabalhos relacionados à cultura, ao lazer e ao incentivo ao esporte. O “Juventude com Atitude’ provoca os adolescentes, através de discussões coletivas sobre os assuntos do cotidiano que influenciam o futuro, como por exemplo, o mercado de trabalho.

Raquel Covatti, uma das psicólogas responsáveis pelo processo de reinserção social dos adolescentes que também cumprem medidas de prestação de serviço às comunidades, comenta sobre o terceiro projeto, o “Vínculos”. “A gente se reúne mensalmente com as famílias desses meninos e meninas para discutir, coletivamente, sobre assuntos que acabam impactando diretamente a vida desses jovens. Muitos pais nem sabem de várias coisas que acontecem fora de suas casas, relacionadas às dogras” conta Raquel.

Na ida pela primeira vez ao cinema, o adolescente C. R., de 16 anos, nem queria saber de se retirar, pelo menos por um certo momento, da sessão. “Achei muito bom e já quero voltar. Gostei porque foram dois filmes diferentes eu nem esperava que fosse tão bom” confessou o jovem.

Para a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, o foco, no momento, é o trabalho que tem como objetivo garantir a excelência das atividades do LA. ‘Estamos trabalhando para garantir, não apenas a esses jovens, mas a todos os que são assistidos por nós, um futuro de qualidade. A gente trabalha para que eles descubram suas vocações , sejam inseridos nos cursos e programas que lhes interessam e possam construir suas vidas com dignidade’ destacou a gestora.

Os dois filmes assistidos – “Tomou café e esperou” e “A vingança do tigre” – estão sendo exibidos na 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, que tem o apoio do Sesc. Outras atividades com os adolescentes do LA devem ser desenvolvidas nas próximas semanas.