×

Alagoas

Adolescentes do NEAS batem recorde no Supletivo estadual

Quarenta e quatro adolescentes fizeram o exame nesta edição

É a segunda vez que as provas do Exame Supletivo para o Ensino Fundamental e Médio é realizado dentro das unidades de internação do Núcleo Estadual de Atendimento Socioeducativo (Neas), mas a adesão dos adolescentes à prova dobrou. Nos três últimos dias – de segunda-feira (26) a quarta-feira (28) -, 44 adolescentes fizeram as provas que podem render o diploma escolar e a continuação dos estudos após o cumprimento da medida socioeducativa.

Na primeira edição, no começo do ano, 20 adolescentes fizeram as provas para o Ensino Fundamental. Desde então, foi feito um trabalho de sensibilização pelos professores do Neas para que os alunos aderissem à prova e conseguissem os diplomas.

“Esta foi a primeira vez que os adolescentes em privação de liberdade foram totalmente inseridos no processo, sendo citados no edital e com um calendário diferenciado, com provas no próprio Neas. Isso também contribuiu para que eles vissem o Supletivo como algo que foi pensado para o benefício deles, então aceitaram o desafio”, explica a diretora Pedagógica do Neas, Cássia Moreno.

No Neas, os adolescentes fizeram apenas as provas do Ensino Fundamental. As provas do Supletivo 2012/2 são de caráter voluntário e gratuito, precisando preencher apenas alguns pré-requisitos definidos em edital: ter no mínimo 15 anos, ter todos os documentos de identificação (RG e CPF) e boa frequência às aulas.

“Ainda não temos alunos para requerer o diploma do Ensino Médio. Os meninos nessa fase estão concentrados para o Enem, no próximo mês”, explica Cássia, referindo-se aos 12 adolescentes que farão o vestibular na própria unidade.

Além dos adolescentes cumprindo medida socioeducativa em privação de liberdade, outros 5 rapazes que saíram do Neas para as comunidades acolhedoras também fizeram o Supletivo. Foi o caso de um adolescente de 18 anos que, antes da transferência, passou 3 anos na instituição. “Praticamente estudei tudo aqui. Quando teve a prova do começo do ano passei em todas as matérias, só faltou Matemática. Aí fiz a prova agora e foi boa”, disse o adolescente, sem esconder a ansiedade.

“Dessa vez vai dar certo, eu estudei e achei a prova boa. Tenho que ter o diploma do Fundamental porque quero ir adiante, não vou mais parar de estudar”, completou.
As provas do Ensino Fundamental do Supletivo 2012/2 abrangeram 8 disciplinas: Português, Redação, Matemática, Artes, História, Geografia, Ciências e Inglês. Os adolescentes puderam fazer a prova por disciplinas específicas – por exemplo, caso não tenham completado o currículo total referente à Matemática ou foram reprovado na matéria na edição passada, puderam fazer apenas esta disciplina e aproveitar os resultados anteriores.