A Superintendência de Assistência Socioeducativa (Sase), pertencente ao Núcleo Estadual de Atendimento Socioeducativo, (Neas), promoveu na quarta-feira (12) um torneio de futebol para os jovens.
Utilizando o esporte como uma importante ferramenta de reintegração social, as equipes formadas por socioeducandos, servidores do setor pedagógico e monitores participaram da competição esportiva que proporcionou momentos de descontração e entrosamento entre os atletas.
O evento teve início com o desfile dos cinco times que disputaram o torneio. Os jovens da Unidade de Internação Masculina (UIM), Unidade de Internação Masculina Extensão (UIME) e Unidade de Internação Masculina Extensão II (UIME II), formaram os três times que competiram contra uma equipe formada pelo setor pedagógico da Sase e outro formado por monitores das unidades. Logo após, houve a execução do Hino Nacional e o início das partidas de futebol.
Todos os socioeducandos receberam medalhas pela participação e os times campeões receberam troféus. O terceiro lugar ficou com o time formado por socioeducandos da Uime e o segundo lugar foi dos socioeducandos da UIM. O time campeão do torneio foi dos jovens da Uime II.
Além dessa premiação, também houve a escolha dos destaques da competição, em categorias como melhor goleiro, artilheiro do torneio, entre outras.
A diretora pedagógica da Sase, Elisabeth Kimmer, ressaltou que em atividades como o torneio, os princípios vivenciados no esporte são transmitidos para os socioducandos. “O trabalho em grupo, a inclusão e o respeito às regras são alguns valores estimulados pela atividade esportiva e fundamentais na construção da cidadania. Isso oportuniza que os jovens possam vislumbrar um futuro melhor e mais digno, tornando-se participantes da sociedade brasileira e não apenas espectadores”, afirmou Elisabeth.
O socioeducando L.B.S, de 18 anos, participou do torneio no time da Uime II, campeão da disputa. O adolescente reiterou a importância da realização de atividades esportivas. “Esse tipo de evento é uma distração, pois durante a organização do time pudemos desfrutar de momentos de brincadeira e descontração. tenho a agradecer a todos que participaram. Acredito que todos os participantes já são campeões”, disse o garoto.
