×

Alagoas

Adolescentes de unidade de internação feminina se apresentam na Assembleia


A sexta-feira (6) começou diferente para as adolescentes da Unidade de Internação Feminina (UIF) da Superintendência de Assistência Socioeducativa (Sase). Com uma apresentação ao som de violão e violino, as jovens realizaram a abertura e o encerramento da audiência pública em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na Assembleia Legislativa de Alagoas. Com o tema “Políticas públicas de promoção à igualdade, autonomia e respeito à diferença”, a audiência teve como objetivo discutir o panorama das políticas públicas estaduais voltadas para as mulheres.

Apesar do grupo já ter realizado outras apresentações essa foi especial para as socioeducandas por ser em comemoração ao Dia da Mulher. A adolescente T.F.S, 17 anos, contou que a apresentação foi ainda mais marcante por um motivo: “É a primeira vez que me apresento com o grupo e estou muito feliz, ainda mais por ser uma data tão especial”, contou. A jovem falou também que participa de diversas atividades na UIF. “Na unidade eu tenho acesso a várias coisas, como aulas de violão, violino e dança, o que eu não tinha antes”, explicou.

Samara Veluma, gerente da UIF, explica que esse tipo de ação faz parte do projeto pedagógico que é desenvolvido da unidade de internação. “Quando realizamos atividades diferenciadas com as jovens, percebemos que há uma melhora no comportamento e elas passam a trabalhar melhor juntas”, contou. Ainda segunda a gerente, as socioeducandas ficaram bastante animadas com o convite e preparam uma homenagem à mesa de honra. “As adolescentes confeccionaram as lembrancinhas que foram entregues hoje. Fizeram as trufas e decoraram”, finalizou.

Mas as adolescentes também foram homenageadas, recebendo livros da presidente da audiência, a deputada Jó Pereira. A parlamentar mostrou-se surpresa com o projeto desenvolvido na unidade. “Eu fiquei emocionada com o projeto desde que eu soube da existência. Esse tipo de trabalho é importantíssimo, pois nos mostra que é possível ressocializar”, disse a deputada.

A secretária estadual da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Roseane Cavalcante de Freitas, que ministrou uma palestra na audiência, também parabenizou o desempenho das adolescentes. “Todas foram muito bem, mas o mais importante é que hoje provamos que é possível reintegrar esses jovens à sociedade. Não é uma missão fácil, mas a Superintendência de Assistência Socioeducativa está indo bem”, disse.

Mais comemorações

Após a apresentação, as adolescentes seguiram para a Unidade de Internação, onde tiveram a tarde de beleza promovida por profissionais da empresa Embeleze. Tudo isso foi uma preparação para o jantar intitulado “noite das estrelas” que acontecerá esta noite, na unidade, promovido pelos funcionários da Superintendência para as jovens.