Biblioteca fica situada no Largo de São Gonçalo, antiga Avenida Floriano Peixoto.
Um adolescente já conhecido da polícia foi apreendido na noite deste domingo, 29 de janeiro, depois de tentar invadir o prédio onde funciona a Biblioteca da Sociedade de Cultura e Arte Popular de Penedo para, mais uma vez, furtar equipamentos do local que presta relevantes serviços para a sociedade ribeirinha.
O infrator, que é o mesmo que no final do ano passado, acompanhado de outros dois elementos, furtou computadores e destruiu documentos do local, dessa vez não teve êxito na ação. O alarme do prédio disparou e ele foi pego em flagrante por seguranças de uma empresa privada.
O 11º Batalhão de Polícia Militar foi informado do fato e encaminhou uma guarnição até o prédio da biblioteca, que fica situado no Largo de São Gonçalo, antiga Avenida Floriano Peixoto. Acompanhado do Conselho Tutelar, o adolescente foi levado até a Delegacia de São Miguel dos Campos, local onde foram adotados os procedimentos cabíveis.
No dia 02 de janeiro, o adolescente chegou a ser apreendido pelo furto praticado no último final de semana de 2022 na biblioteca. Na oportunidade, ele foi flagrado com um gabinete CPU da marca Dell e cor preta furtado do local. A apreensão do infrator aconteceu depois que ele tentou vender o equipamento pela quantia de apenas R$ 300, o que acabou chamando a atenção de populares, que não aceitaram fazer a aquisição.
Após ser denunciado, guarnições do 11º BPM conseguiram encontrar o indivíduo na Estrada Euclides Idalino. Ele acabou delatando outros dois comparsas, que teriam participado do furto. Um foi localizado, mas o outro conseguiu escapar.
