Serviços prestados pela Adeal mantidos na 62ª Expoagro
O presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado de Alagoas (Adeal), Everaldo Rosa, declarou que todos os serviços prestados pelo órgão de defesa estarão mantidos na 62ª Exposição Agropecuária e Produtos Derivados de Alagoas (Expoagro).
“Apesar da paralisação dos servidores, o setor agropecuário do Estado pode ficar tranquilo. A Expoagro não será prejudicada e todos os serviços prestados pela Adeal na Exposição serão realizados”, reforçou o presidente da Agência de Defesa Agropecuária.
Desta forma, técnicos da Adeal estarão de plantão, no Parque da Pecuária, no bairro do Trapiche da Barra, onde terá início, no próximo dia 19, a Expoagro 2012. O trabalho de fiscalização tem o objetivo de garantir a sanidade dos animais esperados para o evento com a certificação de todas as exigências sanitárias.
Para participar da exposição, o principal documento sanitário é a Guia de Trânsito Animal (GTA) retirada nos escritórios da Adeal, mas há ainda as seguintes exigências de acordo com cada espécie.
Bovinos devem comprovar vacinação ou atestado negativo de brucelose e atestado negativo de tuberculose. Ovinos e caprinos precisam de atestado fornecido por médico veterinário de não ocorrência de doenças vesiculares, ectima contagiosa e linfadenite caseosa. Equídeos devem estar acompanhados de exames negativos de anemia e mormo, com prazo de validade cobrindo todo o evento.
Já os criadores de Emas devem apresentar autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ou registro do Ministério da Agricultura. As aves ornamentais, por sua vez, devem possuir GTA de médico veterinário habilitado, com laudo do veterinário autônomo e autorização do Ibama.
Os peixes precisam de atestado sanitário emitido por médico veterinário autônomo. Algumas espécies devem ter ainda autorização de trânsito do Ibama. Caninos e felinos – únicos animais que não precisam da GTA – devem possuir certificado de vacina contra a raiva e atestado sanitário, que pode ser emitido por um médico veterinário particular.
A Adeal lembra que todos os produtores que levarem animais para a Expoagro devem entrar em contato com a agência para tirar dúvidas a respeito dos documentos e procedimentos exigidos.
O contato pode ser feito em um dos escritórios da Adeal ou pelo telefone 0800 082 0040.
