Técnicos da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) já estão de plantão no Parque de Exposições Mair Amaral, em Batalha, onde começa, nesta quarta-feira (8), a 33ª Exposição Agropecuária da Bacia Leiteira (Expobatalha).
Até domingo (12), último dia do evento, médicos veterinários, técnicos agrícolas e guardas sanitários se revezam em plantões das 6h às 0h, para garantir que todos os animais participantes estejam com a documentação sanitária em dia.
“Nenhum animal pode participar da exposição sem a GTA (Guia de Trânsito Animal). Em eventos onde há aglomeração de animais temos que aumentar os cuidados”, explica Rogério Madeiros, chefe da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal de Batalha.
Mais de 400 animais, entre bovinos e ovinos, devem participar da exposição, organizada pelo governo do Estado em parceria com o Sindicato dos Produtores de Leite de Alagoas (Sindleite), Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal) e apoio da Prefeitura de Batalha.
Durante a exposição, os médicos veterinários da Adeal, Otto Portela e Rogério Madeiros, ministram ainda uma palestra sobre a febre aftosa. A apresentação, que acontece, às 16h, na sexta-feira (10), abordará as principais metas do programa de erradicação da febre aftosa