Estimativa é de que números nesta etapa sejam ainda melhores
Produtores de bovinos e bubalinos já se preparam para a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2010. Nesta fase, realizada entre 1° e 30 de novembro, devem ser imunizados cerca de 1,18 milhão de animais.
A estimativa é da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) que acredita na superação do índice da primeira etapa da campanha, em maio, quando foram vacinados 96,3% do rebanho. “Já temos um resultado excelente, mas acreditamos que é possível aumentar esses números. Esperamos chegar aos 97% nessa próxima etapa”, declara Manoel Tenório, diretor presidente da Adeal.
A campanha será lançada oficialmente durante a Expoagro, no Parque da Pecuária. O evento acontece no dia 28, às 14h. “Por reunir um grande número de criadores, a Expoagro é uma ótima oportunidade para difundirmos a mensagem da campanha. Por isso a escolhemos para o lançamento, mas a vacinação começa efetivamente no dia 1°”, lembra o diretor.
Todos os búfalos e bovinos devem ser vacinados. O criador que não vacinar fica sujeito a multas e não pode transitar nem comercializar os animais.
Há ainda, a necessidade da comprovação da vacina. Para fazer a declaração, a nota fiscal de compra da vacina deve ser apresentada, até o dia 15 de dezembro, no escritório da Adeal onde a propriedade seja cadastrada. “Durante a declaração é feita também a atualização do cadastro agropecuário. Por isso o produtor deve levar os dados de sua propriedade, como quantidade e espécies animais”, explica Tenório.
A exemplo de outras campanhas, o governo estadual vai doar 165 mil doses de vacinas. A doação é destinada a produtores familiares, assentados, quilombolas e indígenas, que possuam até dez animais.
A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa e causa inúmeros prejuízos econômicos aos locais onde ocorre. A vacinação é um meio eficaz de proteger os animais dessa enfermidade.
Em caso de dúvidas a respeito da vacinação o criador pode entrar em contato com a Adeal pelo telefone 0800 082 0040 ou em um dos escritórios da agência.
