×

Meio Ambiente

Adeal e Mapa efetuam levantamento sobre avanço da cochonilha do carmim

A Gerência de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (GIDSV/Adeal) e a Superintendência do Ministério da Agricultura em Alagoas realizam, no período de 25 a 28 deste mês, um trabalho de campo para o combate e prevenção à cochonilha do carmim. Na ocasião, acontece o reconhecimento das áreas e avaliação das atividades desenvolvidas no Estado.
A praga, que ataca a palma forrageira, está presente nos municípios do Sertão de Alagoas, a exemplo de Ouro Branco, Maravilha, Canapi e Mata Grande, além de Poço das Trincheiras e Santana do Ipanema.

Os levantamentos em propriedades rurais serão realizados nos municípios que fazem parte das Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal de Santana do Ipanema e Mata Grande, onde foram encontrados focos da praga.

“Vamos visitar propriedades para que possamos mapear de forma mais concisa a situação da cochonilha do carmim em Alagoas”, declarou a fiscal estadual agropecuária/engenheira agrônoma da Adeal, Maria de Fátima Figueirêdo, acrescentando que o trabalho de campo será realizado também em virtude do início da nova gestão em defesa vegetal do Ministério da Agricultura.

“Em Delmiro Gouveia, onde a prioridade consiste no trabalho de conscientização visando prevenção da cochonilha, vamos fazer o reconhecimento das atividades de educação sanitária, uma vez que a praga ainda não está presente em municípios dessa Ulsav”, reforçou a fiscal agropecuária.

Segundo ela, com a atividade conjunta realizada entre a Adeal e os bolsistas da Secretaria de Estado da Agricultura, o trabalho ganhou braços que estão ajudando a ter uma noção mais realística da situação da praga em Alagoas.

A prevenção e o combate à cochonilha do carmim nos municípios do médio e alto Sertão ganharam um reforço importante com a parceria firmada entre a Adeal e os extensionistas da Secretaria de Estado da Agricultura.

Desde maio passado, 12 extensionistas iniciaram o trabalho de campo atuando como “olheiros” para a detecção de novos focos da cochonilha do carmim.