×

Alagoas

Adeal capacita agentes de saúde e de endemias para atuarem no Programa Estadual de Sanidade dos Suínos

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) realizou nessa quinta-feira(15), uma capacitação com agentes de saúde e de endemias de Teotônio Vilela para atuarem no Programa Estadual de Sanidade dos Suínos.

A ação teve a finalidade de promover o cadastramento de produtores, estabelecimentos de criação e de animais, favorecendo as notificações de suspeitas de casos de peste suína clássica.

A iniciativa é uma das ações para a sedimentação da base de cadastro de suínos, que será importante para a execução do inquérito soroepidemiológico para peste suína clássica que será realizado no Estado no segundo semestre de 2017.

A doença, também conhecida por febre ou cólera dos suínos, é infecciosa e altamente contagiosa, podendo levar os animais a morte entre duas a três semanas. Ela ataca porcos, javalis e javaporcos, mas não é transmitida ao homem.

Entre os principais sintomas estão: sangramento na pele; extremidades arroxeadas; tremores; paralisias; febre; amontoamento e conjuntivite.

O evento, que teve como facilitador o chefe do Núcleo de Defesa Animal da Adeal, Hedivardo Otoni, foi realizado na Escola Estadual José Aprígio Brandão Vilela, localizada no bairro Deputado Benedito de Lira e contou com a presença do presidente da Adeal, Rui Alves.