×

Penedo

Acusados de assassinar idoso que trabalhava na Codevasf em Penedo são condenados pelo Tribunal do Júri

Júri foi realizado no Fórum da Comarca de Penedo.

Aconteceu nesta quarta, 08 de novembro, no Fórum Desembargador Alfredo Gaspar de Mendonça, em Penedo, o julgamento dos dois acusados de executarem um idoso de 65 anos que era funcionário da Codevasf. O crime foi registrado no dia 01 de junho de 2016, na Rua João Ramalho, bairro de Santa Luzia, parte alta da cidade ribeirinha.

O Conselho de Sentença reconheceu a tese do Ministério Público e condenou os réus Leandro Xavier Santos e Ednaldo Xavier Santos por homicídio duplamente qualificado (motivo fútil e recurso que impossibilitou a defesa da vítima).

Leandro Xavier foi condenado a 21 anos de prisão. Já Ednaldo Xavier foi condenado a 18 anos de reclusão, mas como à época do crime era menor de 21 anos, o juiz Antônio Rafael Casado, titular da 4ª Vara Criminal de Penedo, reduziu a pena-base em três anos, tornando-a definitiva em 15 anos de prisão.

O magistrado determinou que os réus deverão iniciar o cumprimento da pena em regime fechado e negou aos acusados o direito de apelar em liberdade.

“Tobias”, como era mais conhecido, foi executado no dia 01 de junho de 2016, na porta de sua residência, no bairro de Santa Luzia, parte alta da cidade ribeirinha. O idoso foi assassinado com golpes de arma de branca porque os acusados ‘achavam’ que ele tinha fornecido informações para os executores de um parente dos réus.