Após prestar depoimento na condição de testemunha em desfavor de Damião Gonzaga dos Santos, que portava dez munições de calibre .32 intactas, quando trafegava na garupa da moto pilotada por Jonatas dos Santos, 25 anos, o condutor foi surpreendido quando a equipe do delegado Rubem Natário descobriu que contra o mesmo pesa a denúncia de haver praticado um homicídio no município de Porto Real do Colégio.
Jonatas teria cometido o assassinato de um jovem no dia 1º de dezembro de 2009, tendo na oportunidade espancando ainda uma mulher de identidade não revelada. O acusado seguiu para a delegacia na última quarta-feira, 02 de fevereiro, conduzido por policiais militares do 11º BPM, sob o comando do Capitão Silva Júnior. A condução dele até a 7ª DP seria apenas na condição de testemunha, não sendo esperado por ele que o trabalho investigativo da Polícia Civil, comandada em Penedo pelo delegado Rubem Natário resultasse rapidamente em sua prisão pela descoberta do crime praticado em 2009.
“Fizemos um trabalho rápido de investigação e representamos de imediato o acusado pedindo a decretação da prisão do Jonatas dos Santos, perante o magistrado de Porto Real do Colégio que de forma fundamentada, observando o caráter emergencial da medida, decretou sua prisão. Ao terminar o seu depoimento em desfavor de Damião Souza, o acusado de assassinato recebeu voz de prisão, sendo conduzido ao xadrez da Delegacia de Penedo”, frisou Dr Rubem Natário.
O caso já foi encaminhado para delegacia de Porto Real do Colégio, que deverá prosseguir com as investigações. Dr. Rubem revelou que tudo ocorreu durante a gestão anterior a dele, isto em 1º de dezembro de 2009, não podendo o mesmo informar por quais motivos até então, nenhuma autoridade policial tinha requerido ao Juiz da Comarca de Porto Real do Colégio a decretação da prisão do Jonatas, tendo vista que após a prática delituosa, o mesmo se evadiu do distrito da culpa, passando a morar em outro estado.
“O fato do acusado ter mudado de estado já é suficiente para decretação de sua prisão preventiva, isso baseado na súmula do Supremo Tribunal Federal”, afirmou o Delegado Regional.
Em toda região coberta pelo 11º BPM e pela 7º DP, os trabalhos preventivos tem resultado na significativa diminuição de crimes. A ação conjunta dos militares do 11º BPM com os policiais civis da delegacia de Penedo está proporcionando resultados satisfatórios, levando-se em consideração os 45 dias que o delegado Rubem Natário assumiu a Delegacia Regional.
“A união das forças policiais, cada uma fazendo seu papel e buscando ajudar uns aos outros resultará certamente na diminuição dos índices de violência registrados em Penedo e em toda região do Baixo São Francisco”, concluiu Dr Rubem.