Julgamento de ?Galeguinho Carroceiro? acontecerá na próxima quarta-feira, 19
O réu Willams Ferreira da Silva, 26 anos, acusado de executar com um golpe de arma branca José Ailton dos Santos, em março de 2011, será julgado pelo Tribunal do Júri na próxima quarta-feira, 19 de outubro. A sessão ocorrerá no Fórum Desembargador Alfredo Gaspar de Mendonça, em Penedo.
O crime ocorreu por volta das 16h30, no povoado Campo Redondo, zona rural de Penedo. De acordo com a denúncia do Ministério Público de Alagoas (MP/AL), a vítima foi atingida com uma facada no peito. José Ailton chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.
Ao ser preso, menos de 24 horas depois do crime, “Galeguinho Carroceiro”, como é mais conhecido, confessou ser o autor do homicídio. Na oportunidade, ele declarou para o até então delegado titular da Delegacia Regional de Penedo, Rubens Natário, e para a imprensa, que havia parado no açude onde José Ailton pescava para dar banho no animal que puxa sua carroça. A situação teria desagradado Ailton, segundo Willams.
Apesar disso, o carroceiro afirma que José Ailton passou a convidá-lo, com insistência, para que tomasse cachaça, situação que teria provocado a reação violenta do carroceiro. “Ele pegou e me segurou no braço, queria que eu tomasse a dose a pulso”, declarou o acusado na época sobre o que houve momentos antes de golpear a vítima com uma faca no peito direito.
Já durante seu interrogatório na Justiça, Willams disse que os dois haviam discutido e que ele agiu em legítima defesa, pois teria sido ameaçado por José Ailton. Uma testemunha, no entanto, disse em depoimento que o réu atacou a vítima de forma inesperada. O acusado foi pronunciado em agosto de 2014 e será julgado por homicídio duplamente qualificado (motivo fútil e mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima).
A sessão será presidida pelo juiz Antônio Rafael Casado, titular da 4ª Vara Criminal de Penedo.
