×

Penedo

Acusado de matar homem na porta de casa em Penedo é condenado a mais de 25 anos de prisão

Sessão foi realizada no Fórum Desembargador Alfredo Gaspar de Mendonça

O réu Josinaldo da Silva foi julgado nesta quarta-feira, 12 de setembro, pelo Tribunal do Júri da Comarca de Penedo. A sessão, que foi realizada no Fórum Desembargador Alfredo Gaspar de Mendonça, terminou com a condenação do acusado a mais de 25 anos de prisão por homicídio qualificado.

O conselho de sentença considerou totalmente procedente a denúncia oferecida pelo Ministério Público que, em linhas gerais, apontou Josinaldo da Silva como o responsável pelo assassinato de Lailson José dos Santos, o Sassá, à época com 22 anos. O crime foi registrado em julho de 2011.

Durante a audiência, a defesa do acusado, que é conhecido em Penedo como Nego, ficou a cargo da Defensora Pública, que defendeu durante os debates a tese de negativa de autoria, uma vez que o acusado alega que nem na cidade estava no dia em que o crime foi registrado.

Para o conselho de sentença, o acusado agiu mediante recurso que dificultou a defesa da vítima, qualificando o crime de homicídio.

Após a votação, o juiz Antônio Rafael Wanderley Casado da Silva, titular da 4ª Vara Criminal da Comarca de Penedo, proferiu a sentença condenatória, estipulando pena de 25 anos e seis meses de prisão, devendo o acusado iniciar seu cumprimento em regime fechado.

Relembre o caso

De acordo com os autos, a vítima estava na porta de sua residência, situada na Rua Manoel Tavares, no bairro Santa Cecília, conhecido popularmente como Matadouro, quando foi alvejada por diversos disparos de pistola, vindo a entrar em óbito no local do atentado, antes mesmo de receber socorro médico.

Testemunhas contaram durante depoimento que viram quando o acusado deflagrou os disparos de arma de fogo contra o jovem e em seguida fugiu na garupa de uma motocicleta pilotada por um homem não identificado. O acusado, por sua vez, nega a autoria do crime ao dizer que no dia homicídio estava na capital alagoana.

Josinaldo da Silva responde também por outros homicídios registrados em Penedo e deve ser julgado em outra oportunidade. Por tráfico de drogas ele já foi condenado a mais de 30 anos de prisão. Nego ficou conhecido nacionalmente após conseguir fugir da Delegacia Regional de Penedo usando um palito de fósforo, em fevereiro de 2011.