×

Alagoas

Acusado de matar adolescentes em Coruripe participa do concurso da PM-AL

Mesmo estando preso, Raphael Lima é candidato a vereador em Coruripe

O bacharel em Direito Raphael Lima Oliveira da Silva, 29 anos de idade, principal suspeito de ter assassinado duas adolescentes em Coruripe, em maio deste ano, foi um dos 38 mil candidatos que fizeram as provas do concurso da Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) neste domingo, 30 de setembro. O jovem está detido na Delegacia Regional de Penedo, mas foi liberado pelo desembargador Orlando Manso para participar do certame.

Raphael Lima foi levado ao seu local de prova escoltado por quatro agentes da Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic) da Polícia Civil. Cabisbaixo e algemado, ele chegou ao prédio do Cesmac (Centro de Estudos Superiores de Maceió), no bairro do Farol, por volta das 13 horas, vestindo uma camisa estampada com sua própria foto acompanhada da palavra “Justiça!”.

O bacharel, que também é candidato a vereador em Coruripe, fez a prova para o cargo de oficial combatente da Polícia Militar de Alagoas em uma sala isolada dos demais concorrentes e foi vigiado por policiais durante todo o tempo que participou do concurso. Ele não conversou com a imprensa alagoana.

De acordo com o advogado Raimundo Palmeira, a sábia decisão do desembargador Orlando Manso foi tomada com base na real situação do jovem que mesmo sendo apontado como o principal suspeito pelo rapto e assassinato de Maria Eduarda dos Santos, de 14 anos, e Cinthia da Silva Santos, de 15, deve ter seus direitos constitucionais respeitados, dentre os quais o da presunção de inocência, já que ele ainda não foi julgado e condenado.

No entanto, vale ressaltar que, mesmo que seja aprovado no concurso, o jovem só poderá assumir o cargo se for considerado inocente pela Justiça. Raphael Lima também está sendo acusado de estupro e tentativa de estupro, entre outros crimes que tramitam na Vara Criminal da Comarca de Coruripe, atualmente sob a responsabilidade do juiz Sóstenes Alex de Andrade.