A polícia de Minas Gerais efetuou nesta terça-feira, 11 de julho, a prisão de Edson Xavier Dias, também conhecido como Edvaldo, de 30 anos. O indivíduo era acusado de assassinar o adolescente Maicon Douglas da Silva Santos, de apenas 14 anos, em Penedo, no mês de novembro de 2017. A prisão foi resultado de intensas investigações realizadas pelo serviço de inteligência coordenado pelo delegado regional Rômulo Andrade, com o apoio da Polícia Civil mineira.
Após meses de diligências, os agentes da delegacia de Penedo conseguiram descobrir o paradeiro de Edson Xavier Dias, que estava vivendo como foragido da justiça na Rua das Esmeraldas, no bairro José Rodrigues da Costa, na cidade de Nova Serrana, em Minas Gerais. O mandado de prisão por homicídio qualificado, pelo motivo fútil, foi cumprido por uma equipe liderada pelo delegado Wagner de Souza Lino.
O crime em questão ocorreu em novembro de 2017, no povoado Cooperativa de 1º Núcleo, durante uma cavalgada. Edson Xavier Dias efetuou disparos de arma de fogo com o objetivo de atingir um jovem não identificado, porém acabou errando o alvo. Infelizmente, Maicon Douglas, que estava dentro do carro de sua família, a caminho de casa, foi atingido na cabeça por um dos disparos. Ele foi socorrido e encaminhado à Unidade de Emergência da cidade de Arapiraca, mas, devido à gravidade dos ferimentos, não resistiu.
A ação conjunta entre os serviços de inteligência e a Polícia Civil mineira demonstra a importância do trabalho investigativo na resolução de crimes e no combate à impunidade. Agora, os trabalhos giram em torno da transferência do acusado para o sistema prisional alagoano, onde ele deve ser submetido a julgamento pelo tribunal do júri.