×

Policial

Acusado de latrocínio é assassinado a tiros em Coruripe

Um homem identificado como José Leandro da Silva, 22, vulgo “Cabo Leandro”, acusado de prática de latrocínio (roubo seguido de morte) – crime ocorrido na manhã do dia 30 de janeiro deste ano e que vitimou fatalmente José Celestino dos Santos, 62, popularmente conhecido como Tércio, morto ao tentar impedir um assalto dentro de um ônibus coletivo em Coruripe – foi assassinado a tiros na madrugada desta segunda-feira, 15. Com base em informações da Polícia Civil, Cabo Leandro teria sido morto por volta das 4h em local desconhecido e conduzido a local público, uma das três pontes que ficam sobre o rio Coruripe, na entrada da cidade, na tentativa de exibir o corpo como uma espécie de troféu. A polícia suspeita que o crime tenha sido cometido por um justiceiro.

Preso por homens da 2ª Companhia de Policia Militar, sediada em Coruripe, às 9h40 do dia 2 de fevereiro último, enquanto dormia em sua residência, à Rua do Campo, no povoado Barreiras, Cabo Leandro havia confessado ser um dos componentes da dupla que praticara o latrocínio, por isso permanecia preso na Delegacia Regional de Penedo.

De acordo com informações do policial civil Kléber, da equipe do delegado Antônio Edson, do 89º DP, em Coruripe, a suspeita é de que Cabo Leandro teria sido solto para cumprir processo em liberdade. “Acreditamos que, quando liberado, ele tenha tentado voltar à vida que levava antes de ser preso, retornando a morar com a mãe adotiva, no povoado Barreiras”.

Ainda conforme o agente Kléber, a principal suspeita é de que o crime tenha sido praticado por um justiceiro, que assassinou a vítima para vingar a morte de Tércio. “Nossa investigação parte da hipótese de que um justiceiro tenha assassinado Cabo Leandro. Como no local onde o corpo está exposto não há sangue nem marcas de balas, temos quase certeza de que o crime ocorreu em outro lugar, sendo o corpo deixado em posição sentada e encostado no para-peito da ponte, justamente para exibir aos condutores e pedestres que por ali transitam, cremos que como uma espécie de troféu”, destacou.

Latrocínio

Como o próprio havia confessado, José Leandro da Silva, o Cabo Leandro, participou da tentativa de assalto ocorrida dentro de um ônibus coletivo que fazia linha Pindorama / Coruripe, conduzindo passageiros à feira livre daquele município, na manhã de 30 de janeiro deste ano. O fato resultou na morte de José Celestino dos Santos, 62, figura folclórica da cidade, popularmente conhecido pela alcunha de Tércio. Este foi friamente assassinado a tiros e facadas ao tentar impedir o assalto.

A polícia não tem informações do paradeiro do outro acusado de participação no latrocínio, José Ailton Santos de Menezes, 25. “Ele também havia sido conduzido à Regional de Penedo, mas, como não sabíamos da soltura de Cabo Leandro, não podemos confirmar se o outro acusado ainda está detido” completou o agente Kléber.

Até as 10h desta segunda-feira o corpo ainda permanecia sobre a ponte da entrada de Coruripe, na AL-101SUL.