O salão do Tribunal do Júri do Fórum Desembargador Alfredo Gaspar de Mendonça, em Penedo, foi palco de mais um julgamento nesta terça-feira, 23. O réu Ebson da Silva Santos, 25 anos, conhecido como “Binho” e “Turino” foi condenado a 12 anos de prisão por homicídio qualificado.
O criminoso executou com quatro disparos de arma de fogo um jovem identificado como David Ramos Guedes no dia 22 de maio de 2011 no bairro João Moraes Lopes, a COHAB de Penedo. A vítima ainda chegou a ser socorrida, mas morreu na Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca.
Durante a audiência, o representante do Ministério Público, Dr. Sitael Jones Lemos, requereu a condenação do acusado por homicídio qualificado pela utilização de recurso que impossibilitou a defesa da vítima. Já a Defesa Técnica do acusado, a cargo da defensora pública Josicléia Lima Moreira, pleiteou a absolvição do réu argumentando que ele agiu em legítima defesa.
Após os debates, o Conselho de Sentença concluiu que o réu foi o autor do fato e por isso deveria ser condenado por homicídio qualificado, por ele ter sido praticado através de recurso que impossibilitou a defesa da vítima. Ele não poderá recorrer da sentença em liberdade e, em regra, deve cumprir os 12 anos e 8 meses de prisão em regime fechado.
Ebson da Silva Santos responde também na 4ª Vara Criminal de Penedo pelo homicídio que vitimou Genilson dos Santos Caetano, o “Perigo”, crime esse registrado no Conjunto Madre Espírito Santo, na parte alta de Penedo, no dia 18 de maio de 2011. O processo já está concluso para ser apreciado pelo Tribunal do Júri, mas a data do julgamento do acusado ainda não foi divulgada.
Estudantes prestigiam julgamento
Estudantes do Colégio Sagrado Coração de Jesus assistiram atentos ao julgamento. A atividade extraclasse coordenada pelo professor da disciplina de História, Alysson Dantas, é mais uma etapa do projeto Júri Simulado que visa mostrar na prática todas as fases do Tribunal do Júri em busca de se fazer Justiça.