Durante a madrugada desta terça-feira, 10, dez presos fugiram do Presídio Desembargador Luiz Oliveira Souza (PDLOS), localizado na cidade de Arapiraca, Agreste Alagoano. Entre os detentos que escaparam está Daniel Monteiro, acusado por homicídio em Penedo e que havia sido transferido da delegacia ribeirinha durante o esvaziamento do xadrez para realização dos serviços de reforma.
De acordo com a Intendência Geral do Sistema Penitenciário (Igesp), os reeducandos serraram as grades das celas e escaparam pela porta da frente do complexo prisional. Todos os fugitivos estavam em quatro celas do módulo 3 do PDLOS. Depois de conseguir serrar as grades de duas celas e quebrar os cadeados de outras duas, os detentos conseguiram chegar até o corredor principal que dá acesso à porta de saída do presídio, único local que não possui nenhum tipo de monitoramento eletrônico.
Ainda segundo as informações repassadas pela Igesp, no momento da fuga, dez agentes penitenciários estavam de plantão, no entanto, nenhum deles se encontrava no corredor principal do presídio, fato esse que facilitou a fuga dos reeducandos.
A Igesp informou que vai abrir inquérito administrativo para apurar se houve negligência por parte dos agentes. Caso isso fique comprovado, segundo a Igesp, os agentes serão severamente punidos. Outra possibilidade é de que os fugitivos possam ter recebido ajuda de outros reeducandos que foram beneficiados com a progressão de regime.
Além de José Daniel Monteiro Cavalcante, a Igesp informa que os foragidos são Ribamar Pereira Almeida, José Carlos Valdevino, Adriano Pereira da Silva, José Jorge da Silva, José Roberto da Silva, Ita Cassiano dos Anjos, Marcos Alves de Oliveira, Alexandro Souza dos Santos e Claudisio Alves Silva.
Daniel Monteiro é acusado de matar empresário em Penedo
O início da noite do dia 15 dezembro de 2009 foi marcado pelo descontrole do jovem José Daniel Monteiro Cavalcante, atualmente com 23 anos. Naquela data, ele invadiu a loja em que sua ex-esposa trabalhava e começou a efetuar disparos com arma de fogo no interior do estabelecimento comercial.
A loja era de propriedade da cunhada de Daniel, Marinalda Santos Vieira, 33 anos e de seu esposo, Odeir Gomes da Silva, 46, que foi atingido por um disparo e morreu no local. Marinalda que também foi baleada, socorrida e encaminhada de imediato para a Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca.
A ex-esposa do assassino registrou entrada na Unidade de Emergência Antonio de Jesus, em Penedo, onde foi submetida a uma cirurgia de urgência e conseguiu sobreviver ao atentado. Já Daniel Monteiro foi rendido antes de a Polícia Militar chegar ao local do crime, detido por seguranças de uma empresa que realiza rondas diárias pelo comércio de Penedo.
Daniel já fugiu da Delegacia Regional de Penedo
No dia 05 de janeiro, vinte dias depois de ser preso em flagrante, Daniel Monteiro escapou da delegacia de Penedo junto com mais dois presos, a primeira fuga registrada em 2010 no distrito policial recordista em fugas. No dia 22 de junho de 2010, Daniel foi recapturado e conduzido novamente para a frágil Delegacia de Penedo.