×

Policial

Acusado de assalto à mão armada em Penedo continua preso

Acusado de assalto à mão armada em Penedo continua preso

Os desembargadores integrantes da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), à unanimidade de votos, mantiveram a prisão preventiva de Manoel Joaquim da Silva Filho, acusado de assalto à mão armada em Penedo. A denúncia aponta ainda que Manoel resistiu à prisão e trocou tiros com a polícia (confira links abaixo com notícias relacionadas). A decisão foi tomada em sessão nesta quarta-feira (06).

Fundado na garantia da ordem pública, o desembargador Otávio Leão Praxedes, relator do habeas corpus, votou pela negação do pedido de liberdade provisória. Considerou, também, a periculosidade do acusado, bem como a gravidade do delito, praticado de forma violenta e com arma de fogo.

“As alegações acerca das qualidades subjetivas do paciente, como primariedade, bons antecedentes e residência fixa não têm o condão de, por si só, garantir a concessão da liberdade provisória, se há nos autos elementos hábeis a recomendar a manutenção da custódia cautelar, como verifico in casu, nesses instante”, assegurou Praxedes.

O magistrado afirma, ainda, que existe denúncia de outro crime praticado por Manoel Gomes, no interior de São Paulo.

Relembre o caso

Manoel Joaquim da Silva Filho, 32 anos, foi baleado por agentes do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) em Penedo logo após assaltar Iracema Gomes Pereira no dia 21 de julho de 2010. Ela sacou R$ 5 mil e 300 Reais da agência do Banco do Brasil e, segundo uma das filhas que acompanhava a mãe, Manoel e seu comparsa estavam na agência.

A dupla seguiu as vítimas que foram assaltadas assim que chegaram em sua residência, situada à Rua Ponta Mofina, conjunto José Moraes Lopes (bairro Cohab). Eles levaram a quantia, mas tiveram a fuga abortada ao esbarrar numa viatura do BPRv no chamado trevo do Bom Jesus dos Navegantes. Assaltante que seguia como carona na moto conseguiu escapar

De acordo com um dos agentes que estavam na viatura, os ladrões que ocupavam a moto CB 300 R de cor preta e placa IJQ 8518 São Paulo não respeitaram a preferência para os veículos em tráfego no girador. “Como eles tentaram invadir a pista, nós fizemos a abordagem, mas assim que o garupa desceu da moto, já foi logo atirando”, disse o policial ao portal de notícias Aqui Acontece.

Durante o confronto, o assaltante que seguia como carona na moto conseguiu escapar, levando o dinheiro de Iracema Pereira e roubando uma outra moto utilizada para entrega de refeições da churrascaria O Laçador. Enquanto o assaltante ferido era resgatado numa ambulância do Corpo de Bombeiros e encaminhado para a Unidade de Emergência Antônio de Jesus, em Penedo.