×

Penedo

Acordo entre feirantes garante início da reforma do Pavilhão da Farinha

Vereadores participaram da negociação

Após reuniões, discussões, discórdias e acordos, os feirantes e ocupantes de espaços no Pavilhão da Farinha de Penedo chegaram ao esperado acordo e por fim o espaço já pode ser isolado para ser iniciado o processo de reforma do prédio. Na tarde desta quinta-feira (04), um verdadeiro tumulto tomou conta das imediações do Pavilhão, quando funcionários da Prefeitura de Penedo, começaram a tentar alinhar as bancas e foram surpreendidos pela manifestação dos feirantes que ocupavam determinada área e diziam que teriam seus espaços prejudicados pela tomada de decisão inesperada.

A confusão foi tamanha que a Polícia Militar foi acionada para conter os feirantes que apresentavam sinais de descontrole emocional, já que seus pontos comerciais seriam mudados para outros indefinidos até a tarde de ontem. Nesta quinta-feira os trabalhos legislativos reiniciaram na Câmara Municipal de Penedo e, ao tomar conhecimento da notícia, os vereadores que participavam da sessão decidiram formar uma comissão e se dirigirem até o local onde a manifestação acontecia.

A comissão foi formada no primeiro momento pelos vereadores Marival Oliveira (PMDB), Raimundo Souza (DEM), Armando Lima (PTB) e Alcides Andrade Neto (PL), que ao encontrarem os comerciantes e feirantes em estado emocional abalado, partiram primeiramente para acalmá-los, se colocando a disposição como parceiros e representantes do povo, honrando dessa forma os mandatos que lhes foram conferidos.

Desde o primeiro momento que pacientemente os funcionários da Prefeitura de Penedo, tentavam explicar qual era a proposta, mas, infelizmente não obtinham êxito, devido ao estado de descontrole de alguns feirantes, que infelizmente não conseguiam ouvir qual era a explicação plausível que seria dada pelos coordenadores e servidores da municipalidade que desempenhavam suas funções.

Poucos minutos da chegada dos vereadores que formavam a comissão, dois outros edis penedenses chegaram ao local, sendo eles Mário Reis (DEM) e Antonio Nelson Filho (PSDC). A chegada do Secretário de Agricultura e Abastecimento, Aldo Toledo, também foi registrada no local, conseguindo a partir da chegada do secretário, ser estabelecida uma conversa mais tranqüila, afim de ser obtida uma solução para o problema enfrentado.

Juntos ao Secretário Aldo Toledo, os vereadores conseguiram provocar um acordo entre os feirantes que de forma consensual, definiu qual seria o melhor local para a acomodação de todos. “A reforma será feita no Pavilhão e eu entendo que toda reforma incomoda, mas, peço a compreensão de vocês para que possamos chegar a um acordo em que todos saiam ganhando. Pensem nesse momento que outras pessoas precisam de sua compreensão” dizia o Secretário Aldo aos feirantes.

No início da noite as bancas dos feirantes começaram a ser alinhadas, já com os proprietários sabendo exatamente qual seria a localização que ficariam comercializando até o fim da reforma do Pavilhão da Farinha de Penedo.