×

Cultura

Acompanhe as atividades do Emergências

Praça XV de Novembro receberá shows de Negro Leo

Depois de cinco dias de debates, trocas de experiências e conhecimento, o Ministério da Cultura (MinC) encerra neste sábado, 12, o Emergências, evento sobre cultura, ativismo e política, com uma programação artística ampla e gratuita na região central do Rio de Janeiro (Praça XV).

Das 14h às 22h, a Praça XV de Novembro receberá shows de Negro Leo, Ava Rocha, Liniker, Charles, Boogarins, Otto, Miss Hell, Canto Ceggo, Folks, Fação Caipira, Thiago Pethit, Malodromo, Beco da Sardinha, Black Santa, Baile do Ademar e Eu <3 Sound System.

O mais experiente dos convidados, o cantor e compositor recifense Otto continua firme em sua carreira solo, depois de participar da primeira formação do Nação Zumbi e do Mundo Livre S/A. As composições dele resgatam e misturam ritmos fortes no Nordeste, como o forró e maracatu, com som eletrônico.

Uma das revelações da nova canção brasileira, Negro Leo é cantor, compositor e instrumentista maranhense. No mesmo palco também subirá a esposa dele, a cineasta e cantora Ava Rocha, que lançou este ano seu primeiro disco solo, Ava Patrya Yndia Yracema, que mescla influências do tropicalismo e momentos experimentais.

O jovem paulista de 20 anos Liniker é grande sucesso de visualizações nas redes sociais. Ele junta black music, soul à música contemporânea brasileira, com composições autorais em português, com direito a vestido e turbante. Também com batom, mas em outro estilo, Thiago Pethit incorpora nas suas canções as faces mais afetadas, debochadas e marginais do rock.

De Goiás para o mundo, os Boogarins são banda brasileira de rock psicodélico, formado por um quarteto que passa de festival em festival, rodando pela América Latina, Estados Unidos e Europa. Outro quarteto roqueiro é Miss Hell, formado em meados de 2012, no Rio de Janeiro. Ainda na cena roqueira carioca estão o quinteto Folks e Canto Cego. Este último reúne rock com performance e poesia. E, de Niterói (RJ), a Fação Caipira incorpora ao rock o blues e o country, com um pouco de regionalismo.

Para dar um clima de baile, DJs e VJs do Malodromo, Beco da Sardinha, Black Santa, Baile do Ademar e Eu <3 Sound System devem agitar os presentes.

Acompanhe as redes sociais do MinC e do Emergências para saber mais detalhes da programação, sujeita a alterações.