Mais de 20 mil alunos e 800 professores foram beneficiados
Ao longo desta semana as consultoras pedagógicas da Metodologia Liga Pela Paz estiveram em Arapiraca para visitar todas as escolas beneficiadas com o programa de Educação Emocional e Social, implantado no município por meio de uma parceria entre Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), prefeitura arapiraquense, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), e organização Inteligência Relacional.
O Acompanhamento Pedagógico Presencial tem como objetivos o estreitamento de vínculos com os professores das 57 instituições da rede municipal de ensino, sanar possíveis dúvidas e dificuldades desses educadores, como também orientá-los no desenvolvimento das aulas de Educação Emocional e Social da Metodologia Liga Pela Paz. Uma oportunidade, também, de observar como os educadores estão ministrando as aulas de Cultura de Paz na prática, bem como o acolhimento dos educandos diante da nova metodologia.
Mais de 20 mil alunos e 800 professores foram beneficiados com a orientação das consultoras pedagógicas da Inteligência Relacional Maíse Cordeiro, Rosângela Rosa e Caren Domingues, que foram acompanhadas pelo coordenador local da Metodologia Liga Pela Paz em Arapiraca e membro da equipe multidisciplinar da SME, Gleyson Amaral. O acompanhamento pedagógico com professores e coordenadores é uma prática diária, seja virtual, por meio de telefonemas, e-mails, trocas de mensagens instantâneas, do Centro de Acompanhamento de Parceiros (CAP) e do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), ou de forma presencial.
“É por meio do acompanhamento que se avalia o que é preciso melhorar e também é o momento em que se elaboraram ações para a superação dos desafios e dificuldades encontrados. Já observamos resultados satisfatórios, como a transformação comportamental dos alunos e também dos professores. Esperamos colher outros frutos desta iniciativa que, desde o primeiro minuto, deu sinais de que daria certo”, afirmou a secretária municipal de Educação, Maria Gorete Queiroz.
Para a coordenadora regional, polo Nordeste, Maíse Cordeiro, há nas escolas em que visitou um clima emocional agradável e favorável à aprendizagem. “Tanto os ambientes escolares da zona urbana, como os da zona rural têm trabalhado e acolhido a Metodologia Liga Pela Paz muito bem. Você entra na escola e do portão já sente a harmonia que há nesse ambiente. A Seprev e a Prefeitura de Arapiraca foram muito eficazes em trazer para o município a Educação Emocional e Social, que é mais uma estratégia que contribui para a melhoria da convivência e da aprendizagem e a redução da violência.”
A melhoria da convivência na construção de uma Cultura de Paz, a melhoria do comportamento, o estímulo à criatividade e ao potencial artístico, a melhoria da relação educando-educador e a redução da violência foram alguns dos pontos destacados nas escolas da rede municipal de Arapiraca pelas consultoras da Metodologia Liga Pela Paz.
