Os participantes do XI Congresso Alagoano de Gestão de Pessoas conheceram, nesta sexta-feira (25), o case de sucesso do Projeto Acolhe Alagoas, que promove a prevenção da violência através do acolhimento de dependentes químicos.
O projeto, que é coordenado pela Secretaria de Estado da Promoção da Paz (Sepaz), oferece a oportunidade de recuperação aos dependentes químicos antes que eles ingressem na violência e na criminalidade. Também desenvolve ações voltadas para a prevenção ao uso de drogas e para a reinserção do dependente na família e no mercado de trabalho.
A apresentação do case, feita pelo titular da Sepaz, foi um convite da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-AL), que organiza o Congresso no Hotel Radisson, em Maceió.
Com o lema “Criar um ambiente profissional saudável que promova o bem-estar dos colaboradores tendo como foco o crescimento empresarial”, o evento reúne profissionais de RH, líderes, autoridades, empresários e gestores de pessoas que representam organizações de diferentes segmentos, de pequeno, médio e grande porte, do Estado de Alagoas e circunvizinhos de diversas localidades do Brasil.
Entre os objetivos, do Congresso, está a promoção do debate com especialistas destacados no cenário nacional e alagoano dos principais assuntos da atualidade, favorecendo a discussão das práticas na gestão e capacitação de pessoas, novos comportamentos e tecnologias.
O case Acolhe Alagoas
Até agora, o Centro de Acolhimento do Projeto Acolhe Alagoas já realizou cerca de 10 mil atendimentos a dependentes químicos. Os participantes do Congresso foram informados de como proceder para receber ações do Projeto em suas organizações, envolvendo principalmente prevenção e recuperação ao uso de drogas para que, dessa forma, tenham ambientes saudáveis em seus locais de trabalho.
Durante a apresentação, os congressistas também conheceram as campanhas “Acolha seu filho antes que as drogas o adotem” e “É lei, menor de 18 anos não pode”, sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas a menores de idade, cuja atuação se iniciou por meio de uma parceria entre diversas instituições durante o período de Copa do Mundo e festas juninas.
