×

Alagoas

Ações educativas da Polícia Militar mantêm jovens longe das drogas

O secretário de Estado da Defesa Social de Alagoas, Diógenes Tenório, recebeu a tenente-coronel da Polícia Militar Valdenize Lima para definir as ações do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A policial aproveitou a oportunidade para falar sobre o “Pedalada por uma vida sem drogas em Alagoas” que ocorre neste domingo (25), em Maceió. A reunião ocorreu na sede da Defesa Social, na sexta-feira (23).

Desenvolvido desde 1998 pela Polícia Militar de Alagoas, o Proerd funciona por meio de parcerias com escolas. No projeto, policiais militares e voluntários civis promovem cursos de capacitação, durante seis meses, dirigidos às crianças e aos adolescentes. Nesses espaços, os participantes desenvolvem a auto-estima, controlam as tensões, além de conhecer e disseminar os males causados pelas drogas de forma lúdica.

Ao concluir o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, as crianças fazem um juramento, abdicando o uso das drogas, e participam de uma solenidade de formatura, onde recebem um certificado. Mais de 70 mil pessoas já participaram desta iniciativa. Atualmente a polícia forma turmas nos municípios de Santa Luzia do Norte e Cajueiro. Outras cidades, como Maceió, Colônia Leopoldina, Penedo, Santana do Ipanema e Arapiraca já foram contempladas.

Também com a temática antidrogas, o “Pedalada por uma vida sem drogas em Alagoas” promete reunir dezenas de ciclistas para mostrar que os cidadãos podem ter uma vida saudável, feliz e com paz sem usar entorpecentes. A iniciativa ocorre na Praça Vera Arruda, na praia da Jatiúca, com previsão de largada às 8h. Durante o evento haverá ainda apresentação do Centro Musical da Polícia, com o programa “Vem Ver a Banda Tocar”.

De acordo com o secretário da Defesa Social de Alagoas, Diógenes Tenório, as iniciativas que combatem o uso das drogas, sobretudo na infância, são fundamentais para evitar a disseminação desse problema global. “As medidas educativas e preventivas adotadas pela Polícia Militar para evitar o uso de entorpecentes pelas futuras gerações não só trazem benefícios para a família, como também salva vidas”, salientou o secretário.