O termo de cooperação técnica entre a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) e o Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), está em fase de definição das ações prioritárias para 2012 e a efetiva implantação por parte da secretaria. Para fechar esse planejamento para o próximo ano, a coordenação do MEC/PNUD reuniu todos os setores da pasta na última sexta-feira (4).
Durante os 18 meses de execução do convênio de cooperação técnica foram definidas 17 ações prioritárias, algumas das quais já em execução. “A partir de agora, faremos o ordenamento dessas ações”, explicou a coordenadora geral do PNUD, Liliane Marchioratto, que comandou a reunião de trabalho. “Todas as ações para o próximo ano estarão definidas com o objetivo único de melhorar a realidade da educação da capital”, destaca Liliane.
As prioridades educacionais para 2012, levando em consideração o diagnóstico levantado junto aos setores da Semed, são a melhoria do acesso ao ensino ofertado pela rede municipal da capital, a permanência na escola e a aprendizagem na educação infantil, no ensino fundamental e até mesmo no ensino médio, apesar de esse estágio não ser de competência do município.
A chefe de gabinete da Semed, Josefa Conceição, que também participou da reunião, informa que um novo encontro acontece no próximo dia 17, quando ocorre o fechamento de todo o planejamento. “É quando haverá o delineamento das prioridades, como a aplicação do novo organograma da secretaria. Nessa relação de demandas prioritárias, definimos pelo aumento no atendimento à educação infantil e a formação para atender aos alunos fora da faixa etária”, declara Josefa.
O projeto de cooperação técnica MEC-PNUD-Semed, batizado de Cidade Educar, tem como objetivo definir ações estratégicas para melhoria dos índices educacionais em Maceió, a partir do diagnóstico elaborado pelo PNUD e pela equipe técnica da Semed.
