×

Sergipe

Ações do Estado em Siriri garantem Atenção Básica para população

Após realizar a abertura oficial da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil e o Sarampo em Siriri, na região Leste, a secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos, aproveitou a oportunidade para conhecer os trabalhos desenvolvidos pela Atenção Básica no município e visitou a Clínica de Saúde da Família Sagrada Família. Acompanhada pelo prefeito Gervásio Celestino de Moura, pela secretária da Saúde Municipal, Arlene Passos Santos, e pela equipe técnica da SES, a secretária ficou encantada com o cuidado, a estrutura e a organização da unidade que foi inaugurada em 2011.

“Essa foi a 53ª Clínica de Saúde da Família planejada, construída, equipada e entregue pelo Governo do Estado para garantir o atendimento básico à população. E está garantindo! Encontrei um espaço primoroso, muito bem conservado e com todos os serviços em plenitude, a exemplo dos serviços odontológicos. É isso que nos motiva. Construir e dar uma estrutura preparada para atender aos anseios do povo e o Município se somar para que a máquina esteja sempre em constante funcionamento para a população. Siriri está de parabéns”, comemora Joélia Silva Santos.

A CSF Sagrada Família possui três equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e três equipes de Saúde Bucal. Segundo a secretária da Saúde de Siriri, Arlene Passos, a unidade atende uma média de 200 pessoas diariamente. “Nossa unidade nunca para. Todos os dias realizamos atendimentos aos moradores de Siriri, aos que residem nos povoados e até de cidades vizinhas. Nosso foco é acolher bem e fazer com que nossa população tenha o atendimento básico bem perto de casa, sem precisar ir para a capital”, comenta Arlene Passos.

Sempre quando precisa, a dona de casa Luciana dos Santos recorre aos profissionais da CSF e, na avaliação dela, a unidade atende todas as expectativas. “Hoje trouxe minhas filhas para receber a vacina contra a Paralisia Infantil e o Sarampo. Semana passada estive aqui para consulta com a dentista. Nesta Clínica sei que minha família é bem cuidada”, garante.

Na ocasião da visita, a secretária Joélia Silva Santos conheceu, também, o terreno onde será construída a Academia da Saúde de Siriri, bem ao lado da CSF Sagrada Família. O prefeifo Gervásio Celestino de Moura apresentou o espaço à gestora estadual.

“O fato da Academia da Saúde ir funcionar ao lado da Clínica de Saúde da Família vai agregar muito valor à saúde da população. Temos que cuidar do nosso povo para que todos tenham qualidade de vida”, afirma o prefeito de Siriri.

Maruim

Após Siriri, a secretária de Estado da Saúde foi ao povoado Pau Ferro, no município de Maruim, prestigiar o Dia D da Campanha de Vacinação. A gestora esteve na Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora da Conceição e conheceu o trabalho da equipe de Saúde da Família da comunidade.

“O município tem investido bastante no fortalecimento da Atenção Básica para dar melhores condições de trabalho aos profissionais e às mães. Nossa equipe desenvolve um trabalho de conscientização com as mães e os pais para que as vacinas sejam aplicadas nas crianças e que eles mesmos procurem os postos para cuidar da saúde. A presença da secretária Joélia Silva foi de grande importância para toda nossa equipe”, afirma o prefeito de Maruim, Jéferson Santana.

A Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora da Conceição realiza uma média de 50 atendimentos diários. A unidade conta com quatro agentes comunitários de saúde, um médico, uma enfermeira, um dentista e um auxiliar de enfermagem. No local, os usuários do Sistema Único de Saúde contam com serviços de vacinação, exame de lâmina, hiperdia, puericultura, pré-natal e planejamento familiar.

“Muito antes de iniciar a Campanha Nacional de Vacinação, orientamos as mães sobre a importância de trazer seus filhos para que recebam a dose da vacina, que pode salvar a vida dos pequenos e prevenir contra as doenças. Alertamos que é preciso guardar o Cartão de Vacinação do filho para que haja um acompanhamento de toda a situação vacinal. Trabalhamos diretamente com a comunidade sobre o quanto é importante procurar nossa unidade para receber serviços básicos e essenciais para que a família tenha qualidade de vida. Estamos aqui para cuidar dela”, afirma a enfermeira da UBS Nossa Senhora da Conceição, Manuelle Menezes.

“Fico feliz em ver que a Atenção Básica no interior sergipano está bem estruturada e possui abnegados que vão onde o povo está, levando o que ele precisa. É preciso que nossos indicadores estejam cada vez mais em destaque. Para isso, todos os municípios precisam cada vez mais unir forças. A equipe da UBS Nossa Senhora da Conceição está de parabéns”, enaltece Joélia Silva Santos.