×

Alagoas

Ações de combate à dengue realizadas em AL são avaliadas pela Sesau

Objetivo é avaliar as ações de controle da dengue promovidas pelos municípios

Com o objetivo de avaliar as ações de controle da dengue promovidas pelos 102 municípios alagoanos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza, até a próxima quinta-feira (8), um encontro com os técnicos responsáveis pela área. O evento, que foi iniciado nesta segunda (5), e acontece no Memorial à República, no bairro Jaraguá, em Maceió, reúne as 1ª, 2ª e 3ª regiões de saúde.

De acordo com Isolda Wanderley, técnica da Diretoria de Vigilância Epidemiológica Estadual, a ideia é monitorar as atividades. “Nosso intuito é fazer uma avaliação geral, tendo em vista pontos como o cumprimento do trabalho dos agentes e a realização dos seis ciclos de combate ao vetor, para que eles atinjam níveis satisfatórios”, diz.

Ela ressalta que, além desses tópicos, o encontro está tratando, ainda, do cumprimento da Portaria 2.557/2011, que instituiu incentivo financeiro para qualificação da prevenção e do controle da doença. O documento garantiu um adicional de mais de R$ 2 milhões para 72 cidades alagoanas que tiveram projetos aprovados pelo Ministério da Saúde (MS).

“É preciso que esses municípios saibam exatamente sua situação. O ministério já sinalizou que, se não forem cumpridos 80% das metas estabelecidas, esses recursos adicionais serão cortados. Essa avaliação, porém, não será feita pela Sesau, mas pelo próprio ministério e, por isso, nossa avaliação não é focada apenas nesse aspecto”, explica Isolda, informando que a oficina segue nestas terça (6), com a 4ª, a 5ª e a 6ª regiões, na quarta (7), com a 7ª e a 8ª, e na quinta (8), com a 9ª e a 10ª regiões de saúde.

Portaria – Em todo o País, 1.159 cidades foram selecionadas para receber os recursos adicionais para qualificação das ações de prevenção e o controle da doença. A medida permitiu que as cidades recebessem 20% a mais que os repasses regulares do Teto de Vigilância e Promoção à Saúde, destinando R$ 2.089.183,35 para Alagoas.

A verba deve ser utilizada na aquisição de insumos (soro fisiológico, sais de reidratação, dipirona, escalpe, cateter, luvas, leitos de enfermaria e UTI, cadeiras de hidratação e cartões de acompanhamento). As administrações municipais contempladas com mais recursos são Maceió, Arapiraca, Rio Largo, Palmeira dos Índios e União dos Palmares.

Dengue – Segundo o último boletim da dengue divulgado pela Sesau, até o dia 29 de outubro, os 102 municípios alagoanos notificaram 32.105 casos suspeitos de dengue, um aumento de 210,25% em relação ao ano passado. Já nas formas graves da doença, foram registradas 534 ocorrências, com um crescimento de 119,75% na comparação com o mesmo período de 2011.

A Vigilância dos Vírus isolou 15 amostras com resultados do sorotipo do tipo 4 da enfermidade, distribuído nos municípios de Belém (01), Cacimbinhas (01), Maragogi (01), Marechal Deodoro (05), Palmeira dos Índios (01), Piaçabuçu (02), São Miguel dos Campos (01) e Maceió (03). Com isso, são 60 cidades em situação epidêmica, 25 em situação de alerta e 17 sob controle.