Como uma das atividades alusivas ao Dia de Luta do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), através do Centro de Referência Especializado Para a População em Situação de Rua (Centro POP), iniciou nesta segunda-feira (17) um projeto chamado CinePOP, que acontecerá todas as sextas-feiras na unidade localizada na Avenida da Paz.
O projeto tem como objetivo criar vínculos e sensibilizar a população em situação de rua, por meio de filmes e de debates sobre os principais pontos retratados. São trabalhados com os usuários filmes que possam influenciar suas escolhas de uma forma positiva, para que visualizem uma vida melhor e possam superar essa condição de violação de direitos com a esperança de um futuro melhor.
Na primeira sessão, foram exibidos o longa-metragem O Resgate de um Campeão e o curta A Ilha, que retratam situações em que pessoas vão morar na rua e lições de superação.
semas-assistência social-cine pop1 (2)
Projeto pretende criar vínculos e sensibilizar a população em situação de rua através de filmes e debates (Foto: Ascom Semas)
Durante toda a semana, técnicos da Semas programaram diversas atividades voltadas para esse público. Nesta quarta-feira (19), quando é comemorado o Dia de Luta do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, vários serviços serão oferecidos na Praça Marcílio Dias, no Jaraguá, como corte de cabelo, acesso à documentação, encaminhamentos para comunidades terapêuticas, serviços de saúde e inscrições nos programas do Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais. O mutirão vai acontecer das 8h às 14h. Das 18h às 20h, também acontecerá mais uma edição do Cine Rua.
Segundo a coordenadora do Centro POP II, Kelly Luz, nessa semana de conscientização será trabalhada a garantia de direitos para a população em situação de rua. “Daremos uma maior visibilidade aos serviços tanto para os usuários como para a sociedade. Todos os profissionais da rede estarão envolvidos para que os usuários exerçam sua cidadania e tenham acesso aos seus direitos, não só os da assistência social, como à saúde, educação e lazer, entre outros”, destaca.
De acordo com a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, as ações desta semana terão objetivo de promover a cidadania da população que se encontra em situação de rua. “Todos os dias, as equipes da Abordagem Social levam serviços a famílias que se encontram em vulnerabilidade nas ruas. Queremos alcançar os usuários que ainda estão distante dos seus direitos. Essa semana comemorativa é um momento para refletirmos a garantia de direitos e para que esses direitos sejam efetivados”, explica a secretária.
Vários parceiros estarão envolvidos nessa semana de mobilização, incluindo a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Cidadania, através do Grupo de Atenção à População de Rua (GPOP); a Secretaria Municipal de Saúde,por meio do Consultório na Rua e outras instituições, como o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).
