A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) executou diversas ações que trouxeram benefícios à população nas áreas de atuação do órgão. Melhorias nos transportes, projetos e sinalização de trânsito, atendimento à população, ações educativas e novas legislações foram algumas das atividades realizadas no ano de 2016.
Para os ônibus, as novidades foram o início das ações previstas na licitação do transporte coletivo e o Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), além da renovação e padronização da identidade visual da frota. “Trouxemos inovações para os usuários e mantivemos o que já funcionava antes, como o CittaMobi e as faixas exclusivas”, detalhou o superintendente da SMTT, Dário César Barbosa.
Dentre as operações de trânsito, destaque para o acompanhamento da passagem da tocha olímpica por Maceió, além do combate ao uso irregular de vagas de idosos e pessoas com deficiência e ao uso indevido das faixas exclusivas para garantir a fluidez do transporte coletivo urbano. “Também foram frequentes as operações integradas com outras forças de trânsito e policiais”, salientou o superintendente.
Sobre sinalização, a capital alagoana ganhou novos semáforos com tecnologia LED, placas de trânsito e sinalização horizontal implantada em bairros como o Jacintinho, Bebedouro, Rio Novo, Fernão Velho, Bom Parto, Levada, Ponta Grossa, Benedito Bentes, Jacarecica, Barro Duro, Trapiche da Barra, Vergel do Lago, Cruz das Almas, Pinheiro, Farol e Tabuleiro do Martins.
Na área de projetos, destaque para a inauguração dos terminais do Conjunto Osman Loureiro, Mocambo, Trapiche da Barra e Conjunto Paraíso do Horto, o reordenamento dos pontos de parada do Centro e recentes mudanças no fluxo de veículos na Jatiúca. “Fizemos e implantamos muitos projetos de trânsito no decorrer do ano, como o sistema de binário da Santa Lúcia, as ciclovias da Avenida Manoel Afonso e da BR-104 e a rotatória da Gruta de Lourdes”, acrescentou Barbosa.
A SMTT também executou trabalhos de fiscalização para o melhor funcionamento do sistema de transporte de táxis, jangadas, transportes turísticos e escolares. “Houve o implemento do novo cartão de identificação para os taxistas, instruções sobre os requisitos básicos para o exercício da função de jangadeiro, recepção de turistas em navios cruzeiros à capital alagoana e as vistorias dos veículos dessas categorias de transportes”, detalhou o superintendente.
Com relação ao atendimento à população, o serviço de call center do órgão realizou 3.707 atendimentos de janeiro a dezembro deste ano. Disponível para a população pelo do número 118 de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, o serviço destina-se ao registro de sugestões, reclamações, dicas, informações e denúncias da população sobre o transporte e o trânsito da cidade.
Já o setor de Cadastro e Recadastro da SMTT, deu continuidade às ações itinerantes e ao atendimento à população, agora também na Central de Atendimento ao Cidadão Já! do Maceió Shopping, em Mangabeiras. O setor foi responsável pela confecção de credenciais de estacionamento em vagas especiais, pelo cadastro de passageiros especiais e de estudantes de instituições de ensino da capital.
A educação de trânsito também contou em 2016 com ações voltadas a públicos de todas as idades, desde crianças em escolas a adultos nos setores profissionais de empresas. Além das ações ao longo do ano, o Maio Amarelo e a Semana Nacional de Trânsito, em setembro, receberam diversas atividades de orientações à população e foi destaque nacional pelo grande número de atividades realizadas durante o Maio Amarelo. O curso de reciclagem dos taxistas contou com ações diferenciadas e atendeu cerca de três mil profissionais
Juridicamente, a SMTT foi responsável pela elaboração e implantação de novas leis municipais como a da concessão do auxílio fardamento aos agentes de trânsito da SMTT levando novos uniformes para a categoria. “A lei municipal 6.585/2016 de 26 de dezembro de 2016 deu as condições e orientações referentes à transferência da permissão do exercício da função de taxista em Maceió”, finalizou Barbosa.
