Cinco toneladas e meia de alimentos impróprios para consumo retirados de circulação. Esse foi o resultado do trabalho rotineiro de fiscalização da Vigilância Sanitária de Maceió sobre estabelecimentos que comercializam gêneros alimentícios, de janeiro a agosto deste ano. A ação vem reforçar sua maior finalidade: proteger e promover a saúde da população, garantindo a disponibilização para os consumidores, apenas de produtos seguros e de qualidade.
“Uma das mais importantes missões da Inspetoria de Alimentos da Visa Municipal é regular produtos e serviços, não só mantendo uma constante observação sobre os estabelecimentos – prevenindo possíveis intoxicações alimentares que podem colocar em risco a saúde dos consumidores – mas também orientando e advertindo os proprietários acerca do cumprimento da legislação vigente”, explica o coordenador da Visa em Maceió, Ricardo Walker.
A maior parte dos alimentos – carnes, laticínios, iogurtes, pescados e embutidos, entre outros – foi apreendida pelos fiscais da Visa em supermercados, mercadinhos, lojas de conveniência e churrascarias. O problema mais reincidente foram as condições inadequadas de acondicionamento dos produtos, como deficiências no sistema de refrigeração de gôndolas, por defeitos ou por falta de energia.
“O descongelamento é um dos principais fatores de deteriorização dos produtos, gerando a proliferação de fungos e bactérias responsáveis por infecções e intoxicações alimentares. E nessa fiscalização diária que é feita pela Visa, muitos produtos nem chegam a ser apreendidos, são inutilizados no próprio estabelecimento, em compactadores de lixo”, explica a inspetora de alimentos Adriana Pacheco Magalhães.
Em Maceió, os trabalhos desenvolvidos pelos inspetores têm o objetivo de orientar e identificar os riscos, aperfeiçoando as condições sanitárias dos estabelecimentos, a fim de que possam estar preparados para atender à população. A Coordenação de Vigilância Sanitária do município alerta ainda sobre a necessidade de cada um estar atento não só às condições de higiene e limpeza do estabelecimento, mas também observar como os alimentos estão sendo manipulados e conservados e se os funcionários usam os equipamentos de proteção individual, evitando, assim, qualquer tipo de contaminação.
A Vigilância Sanitária de Maceió atende na Praça Sinimbu, Centro. Qualquer informação e/ou reclamação poderá ser feita para os telefones 3315-5240 / 5241.