Evento ocorreu entre os dias 21 e 22 de maio
As ações de proteção e controle ambiental no município de Aracaju, implementadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), foram apresentadas no 1º Encontro Regional Nordeste dos Secretários Municipais do Meio Ambiente das Capitais Brasileiras em João Pessoa – PB. O evento, que ocorreu entre os dias 21 e 22 de maio, discutiu temas relacionados ao meio ambiente abordando casos de sucesso das capitais nordestinas. E entre os casos de sucesso apresentados estava o da cidade de Aracaju.
“Ao longo da caminhada da secretaria tivemos diversos ganhos para Aracaju. Neste ano, tivemos duas grandes ações que mereceram destaque: o início do Plano de Arborização e das atividades de licenciamento ambiental pelo município”, pontuou Matos.
Sobre o Plano de Arborização, apresentado aos secretários das capitais nordestinas, foi explicitado que o lançamento ocorreu em 1º de abril com o objetivo de plantar 45 mil mudas até 2016. Outro ponto abordado durante apresentação foi o início do Programa Publicidade e Arborização, que já está realizando o plantio nas avenidas de Aracaju.
“A cidade de Aracaju é um caso de sucesso sem dúvida. Antes não tínhamos uma Secretaria do Meio Ambiente e agora estamos atuando de forma célere e compromissada com o povo aracajuano e com o meio ambiente. O Plano de Arborização é uma realidade e tirar a cidade de Aracaju do índice de menor cobertura arbórea é a nossa meta. Para isso, também estamos nas ruas vistoriando a vegetação arbórea com pedidos de podas e supressão. Estamos orientando a população que a árvore é um bem necessário à vida e não um símbolo de sujeira e transtorno”, relatou o secretário.
Na oportunidade, Matos também falou sobre a realização do inventário total da arborização da cidade nos próximos três anos. De acordo com ele, o inventário irá fornecer informações importantes que auxiliarão o planejamento, sendo possível identificar o bairro ou via pública com deficiência de arborização. Ainda, será possível obter informação do quantitativo de árvores que precisam ser suprimidas e substituídas.
O Encontro dos Secretários oportunizou que os gestores compartilhassem experiências e deliberassem sobre a necessidade de realização de um inventário de emissão de gases de efeito estufa nas capitais brasileiras para identificação das fontes e consequente mitigação destas emissões; incentivar e estruturar o transporte público e coletivo, notadamente através da criação de corredores exclusivos para ônibus, ampliação de linhas e integração com outros transportes de massa; a interlocução com outros organismos representativos de cidades e/ou capitais para o fortalecimento das ações a serem implementadas nestes locais por meio do CB27; busca de financiamento e recursos oriundos de fundos através de ação integrada com a participação ativa do CB27 e, por fim, entrega à representante do Ministério do Meio Ambiente, no Encontro Nacional do CB27, de propostas de linhas de financiamento para a elaboração dos inventários de gases de efeito estufa e planos de adaptação e resiliência, através do Fundo Clima, para as capitais.
