A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió deu início ao curso de aprimoramento para confecção do Boletim de Ocorrências de Acidentes de Trânsito. Até o dia 16 deste mês, agentes de trânsito de Maceió e de Marechal Deodoro participarão do curso na sede da SMTT. O objetivo é qualificar todos os agentes de trânsito para o atendimento em casos de acidentes de trânsito.
De acordo com o diretor de Operações de Trânsito da SMTT, Carlos Calheiro, o curso vai contribuir no preenchimento do Boletim de Acidente de Trânsito e na narrativa dos acidentes. “O atendimento consiste no levantamento de informações, estudo dos vestígios e lidar com as peculiaridades de cada situação. O Boletim e a narrativa são importantes em eventuais questões judiciais e nas conciliações, evitando assim o congestionamento de processos judiciais”, explica.
Com o curso, o órgão estima um atendimento mais célere à população uma vez que até então nem todos os agentes estavam aptos a fazer o levantamento de dados de acidentes de trânsito. “Uma equipe foi montada para fazer este tipo de serviço assim que a competência passou do Detran/AL para a SMTT. Agora, com a qualificação de todos os agentes poderemos atender melhor à demanda da sociedade.”, ressalta Calheiro.
Ainda, segundo ele, toda viatura de fiscalização de trânsito que estiver na rua poderá fazer o levantamento de acidentes de trânsito. “Passaremos a ter seis equipes a mais realizando diariamente o levantamento, o que naturalmente deverá reduzir o tempo de espera pelas equipes da SMTT na realização da chamada perícia”, pontua.
No ano de 2015, a SMTT registrou 3.880 acidentes de trânsito na capital alagoana. Neste ano, o número já chega a 511 acidentes.
