Um grave acidente de trânsito registrado no final da manhã desta quinta-feira, 11, no km 91 da BR-101, próximo à Usina Uruba, em Rio Largo, deixou cinco pessoas mortas e uma ferida. O sinistro envolveu um veículo que estava a serviço da Fundação Nacional do Índio (Funai) e um caminhão baú.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), testemunhas que presenciaram o acidente contaram que a caminhonete L200 de placa OHI-2661 seguia em alta velocidade e ao tentar fazer uma ultrapassagem acabou colidindo frontalmente com o caminhão-baú carregado de produtos de beleza.
Ainda de acordo com as informações policiais, as vítimas saíram do município de Porto Real do Colégio, na região do Baixo São Francisco alagoano, e seguiam em direção a capital alagoana onde teriam uma reunião para tratar de questões indígenas ainda no período da manhã.
O condutor do caminhão foi identificado como José Eli Pereira Guedes. Ele fraturou o braço direito e foi encaminhado ao Hospital Geral do Estado (HGE), no bairro do Trapiche, em Maceió. Seu quadro de saúde é considerado estável pelos médicos que acompanham o caso.
A Polícia Rodoviária Federal, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Corpo de Bombeiros estiveram no local. A Polícia Militar também foi acionada para impedir saqueadores que se preparavam para agir conseguissem roubar os cosméticos que eram transportados pelo caminhão. O veículo seguia em direção ao município de Arapiraca, onde faria entregas.
As vítimas fatais foram identificadas como:
1 – José Wilton Tavares Vieira Silva, 34 anos;
2 – Welton Mendonça de Farias, 40 anos, índio kariri-xocó, motorista da caminhonete da Funai e chefe da Coordenação Técnica (Porto Real do Colégio);
3 – Diaroni Luiz Feitosa, índio kariri-xocó;
4 – Rosivan dos Santos;
5 – Antônio José Filho, 66 anos, cacique karapotó (Terra Nova) e pai de Rosivan dos Santos.