Não foi dessa vez que o tão falado túnel subterrâneo da cidade foi localizado
No mês de abril, durante escavações na Orla do São Francisco, um suposto túnel foi encontrado, a pelo menos três metros de profundidade. O achado foi localizado no mesmo percurso que estava sendo colocado um tudo de drenagem de águas pluviais, da margem do São Francisco, cortando à Travessa Gomes de Assunção, até à Avenida Floriano Peixoto.
Por dias os moradores começaram a especular sobre o achado, histórico sim. Porém, não o que se imaginava. Por causa disso, a obra naquele trecho teve que ser suspensa. O arqueólogo Daniel Gontijo que acompanha os trabalhos do projeto de Requalificação Urbanística do Lardo de São Gonçalo, há época do achado, já adiantava que o suposto túnel poderia ser uma galeria.
Matérias relacionadas:
– Operários encontram galeria histórica durante escavações na Orla de Penedo;
– Iphan esclarece dúvidas dos vereadores de Penedo sobre projetos em andamento;
“É comum em cidades coloniais surgiram várias histórias de túneis, riquezas guardadas em locais ainda não descobertos. Mas, o que tudo indica, é que este achado se trata de uma galeria. Este tipo de construção também é comum em cidades históricas.
O arqueólogo esperava a chegada de outra estudiosa do assunto para começar a realizar os levantamentos e produzir um relatório para ser entregue ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Pelo que indica os estudos arqueológicos, ainda não foi desta vez que o tão famoso túnel que supostamente percorre o subterrâneo de Penedo, foi localizado.
Durante audiência na Câmara de Vereadores de Penedo, ocorrida na última sessão, momento que os arquitetos Mário Aloísio Barreto e Gardênia Nascimento foram convocados pelo Legislativo para falar sobre os projetos do PAC das Cidades Históricas, foi anunciado que o suposto túnel não passava de uma galeria para escoar água.
“Os arqueólogos ainda estão estudando o local. Mas, já pode ser dito que o achado é uma galeria de águas pluviais que vai até o São Francisco. É histórico o modo como foi construído, tem o valor histórico. Mas, durante as escavações, foi descoberto outro achado mais importante que o primeiro. Foi localizado um muro que pode ser de arrimo, bem distante da margem. O que pode indicar que o São Francisco avança mais em Penedo. Este é muito mais importante que o primeiro. O que pode contribuir com vários estudos e descobrir mais sobre o passado da cidade”, explicou a arquiteta Gardênia Nascimento.
O muro de arrimo corta a galeria histórica, seguindo pela Orla, indo até as imediações da Praça 12 Abril. O achado foi construído de pedra calcária, ou pedra sabão como conhecemos.
O tão falado túnel e a riqueza em ouro e joias que ele pode esconder, ainda vai continuar povoando o imaginário do povo penedense. Não foi durante essas escavações de drenagem que ele foi desvendado.
