Nesta quinta-feira, 21, o Centro Oncológico Oswaldo Leite, do Hospital de Urgências de Sergipe, recebeu novo acelerador linear para ampliar a assistência oncológica na rede pública de Saúde. O equipamento de radioterapia irá somar ao atual aparelho 3D, instalado há mais de 17 anos, dobrando a capacidade de atendimento diário da Unidade de 70 para 140 pacientes.
O novo aparelho é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde (MS), o governo de Sergipe e a secretaria de Estado da Saúde (SES) e será instalado no bunker construído na área externa do Huse. Ambos (acelerador e bunker) integram o Plano de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS) do Ministério da Saúde.
Segundo o governador Jackson Barreto a aquisição desses novos equipamentos aumentará a qualidade de vida e trará esperança para muitos sergipanos. “É uma vitória do nosso povo e da Saúde, a chegada dos equipamentos de radioterapia para tratamento das pessoas com câncer. Sabemos do sofrimento dessas pessoas, mas a burocracia do governo federal e o processo de importação desses equipamentos, vindos do Canadá, demorou muito. As ações do governo do Estado, através da Secretaria da Saúde, e o empenho pessoal do secretário Almeida Lima fez com que esse equipamento chegasse aqui no nosso estado no dia 21 de setembro, dia da Primavera. É uma primavera para as pessoas com câncer do nosso estado. Nós já estamos com o bunker construído, estava aguardando apenas a chegada desses equipamentos e agora vamos ter dois bunker de radioterapia para o tratamento oncológico, o que dá mais segurança, mais tranquilidade e satisfação aos nossos pacientes, porque o tratamento não é fácil e deixa as pessoas muito fragilizadas. Estou feliz com essa vitória do Governo. Temos o aparelho de radioterapia antigo, que apresentava muitos problemas e foi consertado; agora chega o equipamento novo, com o bunker que construímos e o aparelho importado do Canadá e temos também o convênio que assinamos com a Clinradi. São ações objetivas, imediatas e urgentes, uma prova do nosso amor e compromisso com a saúde e com as pessoas com câncer”, declarou.
